Gaudium news > Vaticano adia X “Encontro Mundial das Famílias” para 2022

Vaticano adia X “Encontro Mundial das Famílias” para 2022

O Encontro Mundial das Famílias deveria ser realizado em 2021. A última edição do Encontro foi realizada em agosto de 2018 em Dublin, na Irlanda.

O Encontro Mundial das Famílias deveria ser realizado em 2021. A última edição do Encontro foi realizada em agosto de 2018 em Dublin, na Irlanda.

Cidade do Vaticano (19/08/2020, 17:00, Gaudium Press) Devido à pandemia do novo coronavírus que continua a fazer vítimas pelo mundo todo, a X edição do Encontro Mundial das Famílias que estava agendado para ser realizado em 2021 foi adiado para junho de 2022.
Este X Encontro deverá ser realizado em Roma. A última edição foi realizada em agosto de 2018, em Dublin, na Irlanda com a presença do Papa Francisco.

Em 2018, Francisco esteve na Pró-Catedral de Santa Maria onde foi acolhido por inúmeros casais. Eram casais antigos, casais recém-casados e também noivos. O Papa ouviu perguntas e depois, em um discurso, procurou responder todas elas.

O matrimônio é uma vocação

Em seu discurso Francisco disse que “o matrimônio não é simplesmente uma instituição, mas uma vocação, uma decisão consciente e para toda a vida de ocupar-se, ajudar-se e proteger-se mutuamente. ”

O Papa alertou para os perigos da “cultura do provisório e do efêmero” e de uma família que não seja para toda a vida. “Entre todas as formas da fecundidade humana, o matrimónio é único” – lembrou o Papa salientando que “o sacramento do matrimónio, participa de modo especial no mistério do amor eterno de Deus”.

Para a transmissão da fé católica aos filhos, Francisco realçou numa resposta a um dos casais presentes, a importância da oração em família e o exemplo da caridade. “Os vossos filhos aprenderão de vós a viver como cristãos; sereis os seus primeiros mestres na fé”.

Esperança da Igreja e do mundo

No IX Encontro Mundial das Famílias o Papa afirmou em seu discurso na Festa das Famílias no Croke Park Stadium, em Dublin, que a família é a esperança da Igreja e do mundo: “vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo” – afirmou.

Francisco considerou a Festa das Famílias como uma verdadeira “celebração familiar de ação de graças a Deus pelo que somos” – disse o Papa – “uma única família em Cristo, espalhada pela terra”.

 Em Dublin o Papa defendeu o Batismo das crianças em tenra idade para que façam parte, desde pequeninas, da grande família de Deus. Ele salientou que o “Evangelho da família é, verdadeiramente, alegria para o mundo”, pois nas “nossas famílias, sempre se pode encontrar Jesus” que “lá habita, em simplicidade e pobreza, como fez na casa da Sagrada Família de Nazaré” – destacou.

O primeiro Encontro Mundial das Famílias teve lugar em Roma em 1994 com S. João Paulo II.
O Encontro é programado para ser realizado normalmente a cada 3 anos e esse evento religioso importante já foi realizado em cidades como Rio de Janeiro, Manila, Valência, Cidade do México, Milão e Filadélfia. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas