Gaudium news > Vaticano aceita renúncia de Bispo alemão acusado de desviar dinheiro de idosa

Vaticano aceita renúncia de Bispo alemão acusado de desviar dinheiro de idosa

O Bispo auxiliar de Aachen, na Alemanha, teve sua renúncia aceita pelo Vaticano. Ele foi condenado por apropriação indébita do dinheiro de uma idosa com demência

640px Aachen Germany Imperial Cathedral 01

Crédito: CEphoto, Uwe Aranas. Fonte: Wikipedia.

Redação (10/11/2022 06:00, Gaudium Press) O Vaticano anunciou oficialmente a renúncia do Bispo Auxiliar de Aachen, na Alemanha, Dom Johannes Bündgens.

Em dezembro de 2019, Dom Bündgens foi conduzido aos tribunais alemães acusado de desviar dinheiro de uma mulher idosa e com problemas mentais.

A senhora, que já faleceu, era idosa e tinha problemas psiquiátricos e não podia cuidar por conta própria de suas finanças. Por isso, decidiu entregar a Dom Bündgens o encargo de sua administração financeira.

Alguns meses depois, um tutor de confiança da mulher percebeu que várias transferências bancárias tinham sido feitas para a conta pessoal do Bispo. O valor transferido era cerca de 120 mil euros. Foi então que o tutor acionou a justiça.

O Bispo auxiliar de Aachen alegou que em troca do dinheiro, ele deixou a idosa viver em uma residência comprada por ele no valor aproximado de 600 mil euros (cerca de R$3,1 milhões).

Desde o início da polêmica, o Bispo cessou toda atividade pública e pastoral. Dom Bündgens foi condenado, em julho de 2021, a uma pena de nove meses de prisão em liberdade condicional e uma multa de 5 mil euros.

O Bispo de Aachen, Dom Helmut Dieser, falou sobre a aceitação da renúncia: “Foi bom para todos que o papa tenha tomado uma decisão rápida” e lamentou os fatos ocorridos nos últimos anos.

Dom Johannes Bündgens, de 66 anos de idade, foi nomeado Bispo auxiliar de Aachen (Aix-la-Chapelle) em 2006, pelo Papa Bento XVI. No mesmo ano, foi nomeado presidente da Cáritas da diocese alemã. Dom Bündgens apresentou sua renúncia no último mês de outubro. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas