Gaudium news > Valor das relíquias para os católicos é tema de livro

Valor das relíquias para os católicos é tema de livro

O livro trata das relíquias mais emblemáticas da cristandade e, ao longo da leitura, o leitor faz uma viagem sobre a história das relíquias e os fatos históricos e políticos ligados a elas.

reliquias de jesus

Redação (05/08/2020 16:00, Gaudium Press) “Qual foi o destino da arca da aliança? Onde estão os pregos da Paixão de Cristo? O Santo Sudário que se encontra em Turim, na Itália, foi realmente utilizado por Jesus?”, estas são algumas perguntas abordadas no livro recém-lançado ‘Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital’.

A obra, de autoria de Carlos Evaristo e Fábio Tucci Farah, é composta por uma série de artigos, sendo fruto de décadas de estudo sobre as relíquias sagradas. “O livro trata das relíquias mais emblemáticas da cristandade e, ao longo da leitura, o leitor faz uma viagem encantadora sobre a história das relíquias e os fatos históricos e políticos ligados a elas”, explica a sinopse do livro.

Valor das relíquias para os católicos é tema de livro lançado 1

Quem são os autores do livro?

Carlos Evaristo é arqueólogo, historiador e especialista em iconografia sacra medieval. Ao longo de seu trabalho como perito em relíquias, já examinou e autenticou as principais relíquias da cristandade. Além disso, é fundador e presidente da ‘International Crusade for Holy Relics’ (ICHR) e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias. Também é curador da ‘Regalis Lipsanotheca’, um dos maiores acervos de relíquias fora do Vaticano, localizado no castelo de Ourém (Portugal).

Fábio Tucci Farah é jornalista, escritor e perito em relíquias da Arquidiocese de São Paulo. Fundou o Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI). Também é delegado no Brasil da ICHR e atua ao lado de Evaristo como curador adjunto da ‘Regalis Lipsanotheca’.

Valor das relíquias para os católicos é tema de livro lançado 2

As relíquias são vitrais do paraíso

Na apresentação da publicação, o Cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, explica que a mesma trata sobre as relíquias mais emblemáticas da cristandade desde as origens bíblicas até os nossos dias. “Em um fascinante passeio pela história, pelas lendas e pela ciência, os autores revelam fatos já esquecidos da herança cultural da Igreja, trazendo à tona informações inéditas”, assegura.

Valor das relíquias para os católicos é tema de livro lançado 3

O purpurado destaca ainda que os autores “foram bem-sucedidos na missão de ressaltar o caráter sobrenatural desse importante sacramental. As relíquias são apresentadas como vitrais do paraíso; ao mesmo tempo que nos permitem vislumbrar o Reino Celeste, inundam o mundo com a sua luz”.

“Estou certo de que esta obra será uma referência para os devotos das sagradas relíquias, e espero que contribua para um renovado interesse neste importante sacramental que relembra, acima de tudo, os exemplos de Fé, esperança e caridade vividos de forma heroica pelos santos”, conclui o Cardeal Saraiva.

Um valioso sacramental da Igreja

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, é quem assina o prefácio do livro, onde garante que através desta publicação, “os leitores mergulharão na história fascinante de grandes tesouros da cristandade, desde as raízes bíblicas até os nossos dias”, e “conseguirão perceber que eles jamais perderam o brilho”.

Valor das relíquias para os católicos é tema de livro lançado 4

“Em pleno século XXI, as relíquias continuam sendo um valioso sacramental da Igreja, confirmado pela Instrução ‘As relíquias na Igreja: Autenticidade e Conservação’ (Roma, 2017)”, escreve o purpurado, citando o documento publicado pela Congregação para as Causas dos Santos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas