Gaudium news > Valência proíbe Peregrinação da Virgem dos Desamparados: Igreja contesta

Valência proíbe Peregrinação da Virgem dos Desamparados: Igreja contesta

Governo de Valência proíbe realização da Peregrinação da Virgem dos Desamparados e das Ofertas Florais, mas Vigário Geral garante que os atos religiosos serão realizados.

 Governo de Valência proíbe realização da Peregrinação da Virgem dos Desamparados e das Ofertas Florais, mas Vigário Geral afirma que os atos religiosos serão realizados.

Valência – Espanha (12/03/2021, 12:15, Gaudium Press) Por decisão do cardeal Cañizares, foi estabelecido que a imagem peregrina da “Virgen de los Desamparados” deverá percorrer as ruas da cidade de Valência nos dias 15, 16 e 17 de março, em um veículo especial.

Agora, o Departamento de Saúde do Governo Regional proibiu este ato religioso, porém, o Vigário Geral da Arquidiocese insiste que a peregrinação será realizada.

A ministra da Saúde, Ana Barceló anunciou que vai encontrar-se com os vigários-gerais das três províncias “para os informar que está proibida qualquer celebração”.

Para a ministra, “A saúde está acima. Temos que ser todos responsáveis e não podemos realizar ações que possam gerar uma aglomeração ”.

O que a ministra secretária regional da Saúde, Isaura Navarro, não explicou é como pode ocorrer qualquer aglomeração com algo tão simples como um veículo conduzindo uma imagem sem fazer nenhuma escala durante o trajeto, retrucam os promotores da peregrinação.

A arquidiocese insiste que a Virgem dos Desamparados fará a peregrinação

A verdade é que o site da arquidiocese de Valência relatou uma situação diferente da interpretada pela:

As oferendas de flores nas paróquias valencianas pela festa de San José e o deslocamento contínuo do veículo com a imagem peregrina da Padroeira respeitarão todas as medidas de segurança sanitária evitando qualquer tipo de risco para a saúde dos os cidadãos.

Esta foi a informação dada pelo Vigário Geral da Diocese de Valência, Vicente Fontestad, depois de uma videoconferência com a secretária regional da Saúde, Isaura Navarro.

Oferta de Flores e Peregrinação da Virgem dos Desamparados serão realizadas, insiste o Vigário Geral da Arquidiocese

Em relação às ofertas de flores, o Vigário Geral mostrou ainda à secretária regional as orientações com que foi organizada em todas as paróquias da diocese, que deverá ser uma oferta individual ou em pequenas unidades familiares.

De qualquer modo, a iniciativa deverá desenvolver-se sem problemas, “como tem acontecido de forma exemplar com as celebrações e atividades paroquiais desde o início da pandemia há um ano, pela qual a Igreja valenciana tem respeitado permanentemente as instruções das autoridades sanitárias, mantendo todas as medidas de segurança e capacidade nos templos”

A propósito da celebração de São José, em 19 de março, O Vigário Geral informou que esta festa será mantida com a celebração da Missa na Catedral, com a assistência mínima de fiéis e rodeada das mais estritas medidas de segurança.

O itinerário da Peregrinação da Virgem dos Desamparados, prevista para os dias 15, 16 e 17, o Vigário Geral deixou claro que ela terá um deslocamento contínuo, sem interrupções ou paradas programadas.

O Vigário Geral reafirmou diante da secretária regional que a peregrinação passará diante de residências, hospitais e cemitérios, justamente para evitar as visitas à Virgem dos Desamparados: será a peregrina que viaja ao invés do povo de Deus. 

Os bons cidadãos sabem que estamos em tempo de pandemia e sabem que mantemos as exigências da Igreja de nos protegermos

Por último, padre Vicente Fontestad, assinalou que “os bons cidadãos sabem distinguir que estamos em um tempo de pandemia e, da mesma forma, mantemos as exigências da Igreja de nos protegermos nestes tempos.

Todas as ações litúrgicas estão reguladas e ordenadas para que esta celebração seja diferente, porém, sem riscos para ninguém. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações  El Periodic / InfoCatólica – Foto ArquidioceseValência) 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas