Gaudium news > Uruguai retoma celebrações com fiéis na festa do Coração de Jesus

Uruguai retoma celebrações com fiéis na festa do Coração de Jesus

Conferencia Episcopal do Uruguai comunica retomada das celebrações litúrgicas com participação dos fiéis a partir de 19 de junho.  

 

Conferência Episcopal do Uruguai comunica retomada das celebrações litúrgicas com participação de fiéis a partir de 19 de junho.

Redação (16/06/2020 10:30, Gaudium Press) No Uruguai, as celebrações litúrgicas com a participação dos fiéis serão retomadas a partir da próxima sexta-feira, 19 de junho, quando se celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Critérios para a retomada das celebrações estabelecidos entre os Bispos e Governo

A retomada das celebrações litúrgicas será realizada de acordo com um protocolo com critérios estabelecidos entre a Conferência Episcopal e a Presidência da República e deverá abranger as 9 dioceses do país.
Segundo se informa, esses critérios são destinados a garantir o cuidado para com os fiéis e sacerdotes.

Continuará em vigência a suspensão do preceito dominical, especialmente para os fiéis que tenham acima de 65 anos ou que sejam portadores de problemas de saúde que necessitem de precauções especiais.

Para a volta à participação física dos fiéis nas celebrações estão previstas três fases.
A primeira destas fases estabelece limitações quanto ao número de fiéis que podem participar de cada celebração e deve se prolongar até o estabelecimento de novas disposições.

Os Bispos falam da pandemia e da volta da participação dos fiéis

A propósito deste Protocolo assinado com o Ministério da Saúde Pública em 11 de junho e divulgado no dia 12, os Bispos do Uruguai dirigem-se aos fiéis:
“Mais uma vez, nos dirigimos a todos neste momento de pandemia, com todas as suas consequências familiares, econômicas, sociais e eclesiais. Agradecemos ao Senhor e ao nosso povo a enorme solidariedade que foi suscitada neste momento”.

“Desta vez, por causa da pandemia vivemos sem a participação dos fiéis nas celebrações eucarísticas e com a suspensão de todas as outras atividades que supõem a participação dos fiéis implicou em uma dor e um desafio”, enfatizam os bispos em sua manifestação aos fiéis uruguaios.
Com estas restrições, de modo especial, foi muito difícil viver a Semana Santa e, principalmente, celebrar a Páscoa da Ressurreição”.

“A resposta maciça dos fiéis na participação das celebrações através dos vários meios de comunicação foi muito satisfatória e cheia de consolo”, continuam os Bispos.

Conferência Episcopal do Uruguai comunica retomada das celebrações litúrgicas com participação de fiéis a partir de 19 de junho.

Critérios de prudência para paróquias e igrejas públicas

“Acreditamos que, com toda a prudência do caso e tomando as medidas necessárias para evitar o máximo possível os contágios, deveremos, pouco a pouco, voltar à vida eclesial e litúrgica da Igreja com a participação física dos fiéis ”, diz o comunicado.

Em seguida, são indicados alguns critérios gerais para a celebração nas paróquias e igrejas públicas. Entre critérios estão o uso de máscaras e a distância de segurança já estabelecida.

Nesta fase, definida como “fase 1”, na porta de cada igreja, será indicado o número limite de fiéis participantes. Os que participarem das celebrações devem manter entre si uma distância previamente estabelecida de dois metros.
Nas igrejas onde for necessário, deverá ser estabelecido um serviço de portaria com um porteiro forneça indicações apropriadas e que controle o número de fiéis que desejam entrar.

Além disso, foram indicadas normas de higiene que devem ser respeitadas durante as celebrações e as disposições próprias para administração da Comunhão Eucarística. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas