Gaudium news > Cidade francesa promove exposição de Arte Sacra

Cidade francesa promove exposição de Arte Sacra

Na igreja de Santo André ocorre a exposição de objetos litúrgicos usados nas antigas procissões da cidade.

eglise saint andre news image top

França – Lille (10/09/2021 04:00, Gaudium Press) Até o dia 19 de Setembro, acontece uma exposição de arte-sacra na cidade francesa de Lille. A ideia do projeto começou logo após um inventário dos objetos e móveis da diocese.

A associação “Amigos dos Campanários da Antiga Lille” (Amis des Clochers du Vieux-Lille) levou adiante o projeto da exposição que apresenta o tesouro artístico e litúrgico das igrejas de Santo André e de Santa Catarina, na mesma igreja de Santo André.

Os objetos das procissões ganham destaque na exposição

Conforme o tema escolhido, o evento ressalta objetos têxteis, tais como os paramentos litúrgicos e as bandeiras processionais, mas também turíbulos e objetos de procissão.  A exposição busca representar através da disposição dos objetos uma procissão real. 

Outras atividades são igualmente propostas durante o período da exposição:  visita guiada, oficina de bordados, conferências explicativas. Dois aplicativos digitais foram elaborados para facilitar o contato do público com esta realidade.

procissao de lille

Lille: um passado de procissões e de fervor artístico

Durante séculos Lille foi conhecida por seu fervor durante as grandes festas religiosas. As classes sociais e profissionais se reuniam nas procissões, conforme ilustra o famoso quadro de François Watteau (1758-1823), intitulado “A Procissão de Lille em 1789″.

Com efeito, a exposição de Arte Sacra visa mostrar ao público moderno o fervor popular, que é visível nos objetos confeccionados. Fervor que durante muito tempo marcou o passado da cidade do norte da França. (FM)

Com informações de Les Amis des Clochers du Vieux Lille.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas