Gaudium news > Tríduo Pascal: o que é, como é celebrado?

Tríduo Pascal: o que é, como é celebrado?

Tríduo Pascal: três dias repletos de cerimônias, ricos em significados e carregados de espiritualidades que antecedem imediatamente a Páscoa.

Tríduo Pascal: três dias repletos de cerimônias, ricos em significados e carregados de espiritualidades que antecedem imediatamente a Páscoa.

Redação – (Quinta-feira, 17-04-2014, [atualizado Segunda-feira-06-04-2020] Gaudium Press) – Quinta-feira Santa, Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo: estes são os três dias da Semana Santa compõem o chamado Tríduo Pascal. São três dias repletos de cerimônias, ricos em significados e carregados de espiritualidades que antecedem imediatamente a Páscoa.

Quinta-feira Santa, o início do tríduo

O Tríduo Pascal começa na Quinta-Feira Santa.

Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Na Quinta-feira Santa comemora-se também a instituição do sacerdócio católico.

É durante a Missa da Quinta-feira Santa que se realiza a cerimônia do rito do lava-pés. Nessa cerimônia é feita a memória do gesto realizado por Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia, quando Ele lavou e beijou os pés dos apóstolos.

A Quinta-feira Santa é também o dia em que se celebra a instituição da Eucaristia.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

No final da Santa Missa não é dada a bênção final e a despedida, pois logo após a oração depois da Comunhão, a Sagrada Eucaristia é levada em procissão, para a urna preparada para isso que é chamada de monumento.

O Santíssimo Sacramento, portanto, não fica no sacrário, como habitualmente. Diante do Altar Monumento inicia-se, então, a vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento que pode prolongar-se até momentos antes do início da Celebração da Sexta-Feira Santa.

Sexta-feira Santa, segundo dia do Tríduo Pascal

A Sexta-feira Santa, conhecida também como Sexta-feira da Paixão, é o segundo dia do Tríduo Pascal. Nela não se celebra Missa em todas as Igrejas do mundo. É um dia em que os católicos praticam jejum e abstinência.

Neste dia, às três horas da tarde, hora da morte de Nosso Senhor, é realizada Celebração da Paixão de Cristo.

Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que a Santa Cruz é apresentada solenemente à comunidade.

(Leia também: Como obter indulgências durante o Tríduo Pascal?)

Embora não seja uma Missa, nessa celebração distribui-se a Sagrada Eucaristia utilizando as espécies consagradas na Quinta-Feira Santa. As partículas que não foram consumidas são levadas para um local apropriado, fora da igreja. É nesta ocasião que o sacrário fica vazio e sua porta inteiramente aberta, como sinal de que o Santíssimo já não está ali presente.

É realizada, então a chamada “desnudação do altar”, quando são retiradas as toalhas que o cobrem, as flores e qualquer outro ornamente que esteja sobre ele.

Um costume muito difundido entre os fiéis é que na Sexta-Feira Santa seja realizada, à noite, uma procissão com as imagens de Jesus Morto e de Nossa Senhora das Dores.

Sábado Santo, terceiro dia do Tríduo Pascal

O terceiro dia do Tríduo Pascal é o Sábado Santo. Conhecido também como Sábado de Aleluia ou Vigília da Páscoa ou, ainda, Vigília Pascal.

O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa.

As igrejas que, desde o final da Celebração da Sexta-Feira Santa permanece com o sacrário aberto, sem a presença de Jesus Eucarístico, por vezes, permanece fechada, ou, então, fica aberta mas não é realizada nenhuma celebração Eucarística. É um dia de grande silêncio e de “luto”, em respeito pela morte de Jesus.

Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, esperando, na oração e no jejum, a Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida.

É na noite desse sábado que é realizada a Missa da Vigília Pascal ou Sábado Santo.

No mais das vezes ela acontece por volta da meia noite, celebrando, então, a Ressurreição do Salvador. Na cerimônia que antecede esta Missa Pascal, é realizada a benção do Fogo e da água.

Também é nessa ocasião que se realiza a procissão com o Círio Pascal, uma vela grande que simboliza Cristo ressuscitado, a Luz do mundo, vencedor das trevas.

Em seguida é feita a renovação das promessas do batismo e celebrada a solene Missa da Páscoa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas