Gaudium news > Três Arcebispos brasileiros recebem pálios abençoados pelo Papa

Três Arcebispos brasileiros recebem pálios abençoados pelo Papa

Os pálios serão impostos pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Tres Arcebispos brasileiros recebem palios abencoados pelo Papa

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (30/06/2023 12:41, Gaudium Press) Seguindo a tradição católica, os Arcebispos eleitos nos últimos doze meses recebem o pálio abençoado pelo Papa na Santa Missa da solenidade de São Pedro e São Paulo celebrada na Basílica de São Pedro na manhã do dia 29 de junho.

Este ano não foi diferente. Trinta e dois arcebispos receberam o Pálio abençoado pelo Pontífice, dentre eles estavam três brasileiros: Dom Paulo Jackson, Arcebispo de Recife (PE); Dom Juarez Sousa da Silva, Arcebispo de Teresina (PI); e Dom José Carlos Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros (MG).

Mudança no rito de imposição do pálio

Até o ano de 2015 era o próprio Papa que impunha os pálios nos prelados, entretanto, Francisco mudou a cerimônia e desde então é o núncio apostólico de cada país que impõem o pálio nos respectivos Arcebispos.

A justificativa para a mudança é a de destacar a relação dos Bispos nomeados com a Igreja local, além de possibilitar que mais fiéis estejam presentes na cerimônia de imposição, assim como os Bispos das Dioceses sufragâneas.

Significado do Pálio

O pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, que consiste numa faixa de tecido de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, representando a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez ‘o Bom Pastor’, Nosso Senhor Jesus Cristo, com a ovelha perdida.

O nome “Palio” vem da palavra latina “pallium” que significa “manto de lã”. Ele é a representação simbólica da missão pastoral do Bispo, além de representar uma das prerrogativas dos Arcebispos metropolitanos, simbolizando a jurisdição a eles outorgada, estando em comunhão com a Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas