Gaudium news > Textos da Bíblia já foram traduzidos para 3.610 idiomas

Textos da Bíblia já foram traduzidos para 3.610 idiomas

A Federação Mundial das Sociedades Bíblicas pretende, até o ano de 2038, iniciar a tradução da Bíblia para outros 1.200 idiomas.

Biblia

Foto: Cathopic/Gerardo Javier Juarez Martinez.

Redação (19/09/2023 14:31, Gaudium Press) O relatório anual da ‘Federação Mundial das Sociedades Bíblicas’ revelou que, atualmente, existe pelo menos um livro da Bíblia traduzido para 3.610 idiomas, sendo que ela está disponível de forma completa em 733 idiomas.

Projeto de mais 1.200 novas traduções

O documento apontou ainda que durante o ano de 2022, foram concluídos os projetos iniciais de tradução para 57 idiomas, dos quais: 38 eram escrituras individuais; 5 Novos Testamentos; e 14 Bíblias completas em idiomas falados por um total de 100 milhões de pessoas.

Além disso, no ano anterior, se concluiu a tradução das Sagradas Escrituras para 81 idiomas. A Federação Mundial das Sociedades Bíblicas pretende, até o ano de 2038, iniciar a tradução da Bíblia para outros 1.200 idiomas. No mundo são faladas cerca de 7.400 idiomas.

Tarefas da Federação Mundial de Sociedades Bíblicas

A primeira tradução com o maior grupo de falantes da Ásia é a Bíblia completa em Tay, com 1,8 milhão de pessoas no norte do Vietnã, esta é a segunda língua mais falada no país do Sudeste Asiático. Já o Hadiyya e o Arsi Oromo, são dois idiomas etíopes falados por um total de cerca de sete milhões de pessoas e nos quais podem ser encontradas Bíblias completas traduzidas.

A Federação Mundial de Sociedades Bíblicas possui sede em Swindon, Inglaterra, e é constituída por 160 membros presentes em mais de 180 países e territórios. Dentre as tarefas da Federação estão: tradução, impressão e distribuição das Sagradas Escrituras. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas