Gaudium news > Terroristas armados invadem paróquia e sequestram sacerdote católico na Nigéria

Terroristas armados invadem paróquia e sequestram sacerdote católico na Nigéria

Apenas neste ano de 2023, já foram registrados pelo menos trinta sequestros de membros do clero católico no país.

Terroristas armados invadem paroquia e sequestram sacerdote catolico na Nigeria

Foto: Divulgação/Ajuda à Igreja que Sofre.

Abuja – Nigéria (31/10/2023 14:23, Gaudium Press) Mais uma vez a Nigéria registra um caso de sequestro de sacerdote católico por parte de gangues terroristas. O caso recente ocorreu no último domingo, 29 de outubro, apenas duas semanas após um outro ataque contra um mosteiro beneditino que custou a vida de um religioso.

A vítima desta vez é o Padre Thaddeus Tarhembe, levado à força por um grupo de terroristas armados que invadiram a Casa Paroquial de Santa Ana, localizada no Estado de Taraba, no nordeste do país. Dom Mark Nzukwein, Bispo de Wukari, confirmou o episódio através de um comunicado oficial.

Caso recente de beneditinos sequestrados e sacerdote assassinado

Na madrugada do dia 17 de outubro um grupo de terroristas invadiu o Mosteiro de Eruku, no Estado de Kwara, localizado no centro do país. Na ocasião, dois postulantes (Anthony Eze e Peter Olarewaju) e um noviço (o sacerdote beneditino Godwin Eze) foram sequestrados. Os postulantes acabaram sendo libertados no dia 21 de outubro. Apesar dos bandidos afirmarem que estavam em busca de dinheiro, não se sabe se foi pago algum valor pelo resgate.

Segundo relato dos postulantes, o sequestro ocorreu da seguinte forma: os terroristas invadiram o dormitório do noviciado do convento e levaram os três religiosos, que foram obrigados a caminhar descalços no meio da noite. Ao chegar à margem de um rio, a gangue, descrita como um bando de pastores Fulani, atirou contra o Padre Godwin. Em seguida, o corpo do sacerdote beneditino foi jogado na água. Os outros dois religiosos foram ameaçados com facões.

Mais de trinta casos de sacerdotes sequestrados em 2023 na Nigéria

Infelizmente não existe mais segurança para as comunidades cristãs e religiosos na Nigéria. Apenas neste ano de 2023, já foram registrados pelo menos trinta sequestros de membros do clero católico no país. No ano passado, foram contabilizados 32 sequestros contra membros do clero, religiosos e religiosas.

A Nigéria já é considerada um dos países mais violentos contra os cristãos. Para o diretor do Centro de Estudos Estratégicos e de Segurança na África, David Otto, os inúmeros ataques dos terroristas contra a Igreja Católica ocorrem com frequência pelo fato dela pagar os altos valores exigidos pelos sequestradores para a libertação das vítimas. Em algumas ocasiões, os terroristas chegaram a exigir mais de US$ 200 mil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas