Gaudium news > Terço dos Homens em uma prisão no Piauí

Terço dos Homens em uma prisão no Piauí

“O presídio é um lugar onde pessoas abandonam a esperança, mas, com a oração do terço, muitos se reanimaram na fé”.

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Redação (06/03/2024 15:12, Gaudium Press) A iniciativa do Terço surgiu de um dos reclusos, Jânio Santana Pereira Martins, que está detido há três meses, na Penitenciária Vereda Grande, no Piauí. Ele expressou o desejo de rezar o Terço com os outros detentos e solicitou acesso ao manual oficial do Terço dos homens da Mãe Rainha.

“Por ação do Espírito Santo, tomei essa decisão e, conversando com um dos agentes penitenciários, e com a graça de Deus, conseguimos trazer uma equipe do Rosário dos Homens. A gente sabe o poder da oração e precisamos alimentar a nossa fé e esperança”, afirmou Jânio.

O que era para ser apenas um dia de formação se transformou em uma rotina. Em vez de apenas enviar o manual, uma equipe diocesana do Terço dos homens decidiu visitar a penitenciária para fornecer orientações sobre como rezar o Rosário. Desde então, todas as quintas-feiras, o grupo se reúne em uma das salas da instituição, com a colaboração da direção penitenciária.

Jânio explica que a prisão é um lugar onde muitos perdem a esperança, mas a oração do Terço reavivou a fé de muitos. Alguns até planejam formar grupos de Terço em suas cidades quando saírem da prisão.

O diretor da unidade, Edilson Porto Mousinho, relatou que os próprios detentos solicitam o direito de participar das reuniões e que a experiência tem trazido muitos benefícios para a vida deles.

“Eles têm apresentado mudanças positivas em seu comportamento e perspectivas de vida, além de cultivar novas esperanças para o futuro, após saírem da prisão”, declarou o diretor.

Diante do interesse demonstrado pelos presos em relação à religião, João Francisco da Cunha Silva, coordenador regional do Terço dos Homens no Estado do Piauí, relatou que eles decidiram “estabelecer o grupo para aprofundar a formação. E a resposta tem sido fantástica. Aqui tínhamos homens que não sabiam sequer fazer o sinal da cruz, nem rezar qualquer oração simples, e hoje se emocionam a cada encontro com o terço e o manual nas mãos”.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas