Gaudium news > Teólogos se reúnem em Roma para questionar o livro da Academia para a Vida

Teólogos se reúnem em Roma para questionar o livro da Academia para a Vida

Especialistas se reúnem em resposta ao livro ‘Etica teologica della Vita. Scrittura, tradizione, sfide pratiche’.  

Papa nomeia quatro novos membros para a Pontificia Academia para a Vida 2

Redação (09/12/2022 14:39, Gaudium Press) De 8 a 10 de dezembro, um grupo internacional de renomados teólogos católicos, bem como profissionais de outras especialidades do conhecimento humano, se reunirá em Roma para analisar algumas questões levantadas pela recente publicação do livro Etica teologica della Vita. Scrittura, tradizione, sfide pratiche pela Pontifícia Academia para a Vida. Esta obra foi rejeitada por vários membros da Pontifícia Academia, como por exemplo, Mónica López Barahona, que faz parte do PAV.

Este encontro foi organizado pelo Fórum Internacional de Juristas Católicos e co-patrocinado pela Ave-Maria School of Law e Ave-Maria University, bem como pelo Ethics and Public Policy, Person & Identity Project, com sede em Washington DC. Estarão presentes personalidades como Dom Lívio Melina, Padre José Granados, o filósofo australiano John Finnis e o jesuíta Peter Ryan.

Também foram questionadas as recentes nomeações neste órgão pontifício, como a da economista Mariana Mazzucato, professora do University College de Londres, que se pronunciou a favor do aborto, ou a do professor espanhol Federico de Montalvo, que disse há alguns meses que pessoas não vacinadas contra a Covid eram de “segunda classe”, e que é a favor do aborto de fetos com malformações graves.

É claro, conforme anunciado no programa do Encontro, que este pretende ser uma “resposta” às afirmações contidas no referido livro editado pelo PAV, algo que se deduz também do carácter e tradição dos expositores.

De fato, o programa do evento anuncia que “o objetivo desta conferência é responder, com espírito de fraternidade e respeito a algumas das questões levantadas na recente publicação da Pontifícia Academia para a Vida, intitulada Etica teologica della Vita. Scrittura, tradizione, sfide pratiche. O Arcebispo Vincenzo Paglia, na sua apresentação da Etica teologica, assinala com razão que: “Hoje se sente profundamente a necessidade de promover, salvaguardar e pôr em prática o serviço da teologia, absolutamente necessário para a Igreja e para a vida de todos os crentes’”.

“Espera-se que a conferência de 8 a 10 de dezembro de 2022 – segundo o programa – preste um serviço à Igreja e aos estudiosos católicos que se defrontam com a mesma doutrina, moral e questões sociais examinadas na Etica Teologica. Em 29 de julho de 2022, durante seu voo de volta do Canadá para Roma, o Papa Francisco afirmou que: ‘o dever dos teólogos é investigar, reflexão teológica.’ Ele também assinalou que os teólogos são chamados a discutir várias ‘hipóteses’ entre si, reconhecendo que cabe ao Magistério decidir se certas propostas vão longe demais”.

Em concreto, o Encontro deseja abordar primeiramente a seguinte questão:

O que se entende por “mudança radical de paradigma” (radicale cambio di paradigma), mencionada pelo Arcebispo Paglia em sua Apresentação e pelo Papa Francisco em sua Constituição Apostólica de 2018, Veritatis gaudium (n. 3)? Isso é uma mudança na educação? Orientação à luz das mudanças culturais – como indica o Papa Francisco – ou é uma mudança na metodologia moral e doutrina?

Com informações Zenit.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas