Gaudium news > “Temo muito mais o sucesso do que o fracasso”

“Temo muito mais o sucesso do que o fracasso”

Pe. Javier Pastor é o novo sacerdote mais jovem da Espanha.

Foto: Fundacion CARF

Foto: Fundacion CARF

Redação (12/07/2023 12:12, Gaudium Press) A consagração foi o momento mais marcante da sua ordenação. “Estávamos os ordenandos, os amigos do meu curso, em volta do altar e concelebrando com o cardeal. Ver seus rostos e pensar que nascemos para isso, foi a coisa mais linda que já vivi. Cresceu muito mais meu desejo de levar Jesus ao mundo inteiro, de trazê-lo à terra para dar luz e paz”, revelou o Pe. Javier.

Pe. Javier Pastor Marina tem apenas 24 anos, e para ser ordenado sacerdote precisou de uma dispensa do arcebispo de Madrid, D. Carlos Osoro. Aos 17 anos ingressou no seminário. “Não tenho dúvida de que Deus me chamou jovem para algo e se serve disso. Porém, mais do que a imagem de um padre jovem, o que descubro é a consequência de ser jovem: não ter um coração esgotado pelos afazeres do mundo, mas fresco e desejoso de amar a todos, sem exceção” ressaltou Pe. Javier Pastor em entrevista à Fundação Carf, instituição que apoia a formação de sacerdotes diocesanos e religiosos.

Apesar da falta de vocações e a crescente secularização da Espanha, sobretudo entre os jovens, Pe. Javier considera que um sacerdote do século XXI deve ser, acima de tudo, humilde: “Temo muito mais o sucesso do que o fracasso. A grande virtude do Verbo de Deus é a humildade. E agora é um bom momento para o cultivo da humildade dos sacerdotes. Desta forma, buscaremos com mais pureza os desafios, a revitalização das paróquias e a cura dos corações”.

E continuou: “É muito frustrante ver pessoas vivendo mentiras e sofrendo porque não conseguem abrir os olhos. Mas isso também nos ajuda a colocar a esperança apenas em Deus e em sua preciosa Igreja, não em uma igreja cheia de obras de arte, espaços que não se enchem e dignidades que ninguém mais reconhece”.

“Nós, sacerdotes, devemos ser muito letrados, porque não só a mentira tem caminho livre, mas poucos acreditam na verdade. Já não basta comunicar a verdade com muitas homilias, mas é muito urgente uma formação para comunicar a verdade de uma forma atraente, bonita e próxima”, concluiu o jovem sacerdote.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas