Gaudium news > Tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos é divulgado pelo Papa

Tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos é divulgado pelo Papa

Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pois eles “tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza de conservar as raízes e transmitir”.

Tema da II Jornada Mundial dos Avos e dos Idosos e divulgado pelo Papa

Cidade do Vaticano (15/02/2022 12:21, Gaudium Press) “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), este será o tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrada no dia 24 de julho de 2022. A escolha, feita pelo Papa Francisco, visa destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

De acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, este tema é ainda um convite para que se reconsidere e valorize os avós e os idosos, “tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de Fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”.

Paróquias, Dioceses, realidades associativas e comunidades eclesiais de todo o mundo são exortadas a participarem da celebração desse dia, cada uma dentro do seu contexto pastoral. Em breve, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida colocará à disposição de todos algumas ferramentas pastorais destinadas para este objetivo.

Tema da II Jornada Mundial dos Avos e dos Idosos e divulgado pelo Papa 1

Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

A Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituída pelo Papa Francisco no ano de 2021. O pontífice se inspirou na Festa da Apresentação de Jesus no Templo, quando dois idosos, Simeão e Ana, “iluminados pelo Espírito Santo, reconheceram Jesus como o Messias”. Segundo o Santo Padre, esta é a primeira grandeza daqueles que precederam homens e mulheres no caminho da vida.

“O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles nos lembram que a velhice é um presente, e que os avós são o elo entre as diferentes gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé”, afirmou o Pontífice na ocasião.

Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pois eles “tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza de conservar as raízes e transmitir”. Desde então, a celebração ocorre todos os anos em toda a Igreja, sempre no quarto domingo de julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas