Gaudium news > Técnicos verificam estado de conservação do Ícone mariano Salus Populi Romani

Técnicos verificam estado de conservação do Ícone mariano Salus Populi Romani

A tradição atribui às mãos de São Lucas a produção do ícone mariano Salus Populi Romani, que, entre os anos de 2017 e 2018, passou por um processo de restauração.

Tecnicos verificam estado de conservacao do Icone mariano Salus Populi Romani

Itália – Roma (26/01/2022 12:12, Gaudium Press) O ícone mariano Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), venerado na Basílica de Santa Maria Maior, foi analisado por técnicos do laboratório de restauração de pinturas dos Museus Vaticanos.

Ótimo estado de conservação

A inspeção do ícone mariano contou com a participação do Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, Cardeal Stanislaw Rylko; da diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta; dos representantes do Capítulo e do comissário extraordinário desta Basílica Papal, Monsenhor Rolandas Makrickas. Após uma breve oração, o relicário foi transladado para a Sala Capitular da Basílica, onde foi aberto para avaliação dos profissionais.

Segundo o grupo de técnicos, desde sua restauração, realizada nos Museus Vaticanos entre os anos de 2017 e 2018, o estado de conservação do ícone mariano segue ótimo. Após a avaliação dos profissionais, o ícone foi devolvido à sua caixa climatizada, desenvolvida para garantir a conservação do mesmo e exposto em sua capela pouco depois do Angelus.

Salus Populi Romani

A tradição atribui às mãos de São Lucas a produção do ícone mariano Salus Populi Romani, que desde a Idade Média recebeu especial veneração por parte do povo romano, que recorre à esta invocação pedindo para que ela distancie os perigos e desgraças.

Atualmente, o ícone segue exposto em um nicho sobre o altar maior da Capela Paulina construída pelo Papa Paulo V. Antes de realizar qualquer viagem e ao retornar delas, o Papa Francisco costuma visitá-lo pedindo proteção ou agradecendo pelos resultados obtidos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas