Gaudium news > Cantores da Estrela: crianças visitam casas e cantam músicas de Natal na Suíça

Cantores da Estrela: crianças visitam casas e cantam músicas de Natal na Suíça

Uma antiga tradição dos Alpes mantém acessa o espírito natalino e relembra a longa viagem dos Reis Magos através de cânticos natalinos

PN 7117

Os Cantores das Estrelas a caminho do Palácio Federal. Foto: © Pia Neuenschwander/Pfarrblatt Berna. Fonte: Missio Suíça.

Redação (27/12/2022 12:50, Gaudium Press) As Pontifícias Obras Missionárias são responsáveis por incentivar uma antiga tradição natalina na Suíça: os Cantores da Estrela.

A tradição é inspirada no Evangelho de São Mateus, especificamente na narração de que os Magos do Oriente foram guiados por uma estrela até o encontro do Menino Jesus.

Essa passagem do Evangelho deu origem, no século XIV, aos “dramas natalinos” representados por crianças fantasiadas de Reis Magos, tendo uma estrela nas mãos e que passavam de casa em casa cantando músicas de Natal em troca de alguma oferta ou dinheiro.

A tradição se desenvolveu sobretudo nos Alpes. Porém com a expansão do protestantismo, a prática foi um pouco abandonada, mas retomada no século XX.

“Hoje se diz que é a maior ação solidária na Europa realizada por crianças para crianças”, explicou à Agência Fides Sonja Lofaro, responsável pela Infância Missionária de Missio Suíça, que faz parte das Pontifícias Obras Missionárias.

Créditos: Missio Suíça.

Créditos: Missio Suíça.

Enviados como mensageiros do Natal

As crianças que participam dos Cantores da Estrela tem entre 6 e 14 anos e além das fantasias de Reis Magos cantam músicas de Natal nos lares visitados e bendizem as casas com a tradicional fórmula: “Christus Mansionem Benedicat” (Que Deus bendiga esta casa).

Além disso, os jovens cantores recolhem doações para outras crianças. Contudo, os Cantores da Estrela não são artistas profissionais, por isso “alguns cantam, outros tocam e outros apenas sorriem”, explicou Sonja.

Sobretudo, as crianças são enviadas pela Conferência episcopal da Suíça como mensageiros do Natal e oferecem aquilo que eles têm de melhor aos outros.

A responsável dos Cantores da Estrela na Suíça também falou da importância em lidar com a reação do público. Muitas pessoas ficam contentes em receber o grupo de meninos cantores, mas nem todos abrem as portas para as crianças.

No último dia 13 de dezembro, os Cantores da Estrela das três línguas oficiais da Suíça (alemão, francês e italiano) foram recebidos no Palácio Federal.

No próximo 1º de janeiro, uma delegação de Cantores da Estrela da Alemanha, da Suíça, do sul do Tirol, da Hungria e da Eslováquia vão participar da Missa com o Papa Francisco. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas