Gaudium news > Sri Lanka: país parou para homenagear vítimas dos atentados da Páscoa 2019

Sri Lanka: país parou para homenagear vítimas dos atentados da Páscoa 2019

Há um ano, no domingo de Páscoa, terroristas islâmicos atacaram três igrejas e três hotéis de luxo, matando pelo menos 258 pessoas, e ferindo mais de 500 pessoas. 

Há um ano, no domingo de Páscoa, terroristas islâmicos atacaram três igrejas e três hotéis de luxo, matando pelo menos 258 pessoas, e ferindo mais de 500 pessoas.

Colombo – Sri Lanka (Quarta-feira, 22-04-2020, Gaudium Press)  Há um ano nove terroristas afiliados ao grupo islâmico “Thowheed Jamathha” realizaram atentados contra a igreja de São Sebastião e o santuário de Santo Antônio, que estavam repletos de fiéis para comemorar a Páscoa. Sete bombas explodiram nestas duas igrejas.

Além dessas duas igrejas, foram atacados três hotéis e uma igreja não católica, em Batticaloa.
Depois do atentado, líderes religiosos pediram repetidamente às autoridades políticas maiores esforços para evitar novos ataques e que os culpados fossem levados à justiça.

Na última terça-feira, 21/04, o Sri Lanka parou para lembrar as vítimas dessa tragédia que causou 280 mortes e quase 600 feridas.

Mensagem do Cardeal de Colombo sobre os atentados da Páscoa de 2019

A propósito do primeiro ano do atentado, o Arcebispo de Colombo, cardeal Malcom Ranjith, lançou uma mensagem em vídeo que foi transmitida pelo canal de televisão católico Verbum.
Nela o Cardeal agradeceu a todos aqueles que demonstraram respeito e solidariedade pelas vítimas e suas famílias. 
O cardeal pediu ainda que os membros do governo em exercício pagassem pelos erros cometidos.

Como o Sri Lanka recordou e homenageou as vítimas dos atentados

O padre Basil Fernando, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Sri Lanka, narrou à Agência Fides:

“Esta manhã, os sinos de nossas igrejas soaram para lembrar os mártires dos ataques de 21 de abril de 2019. Não conseguimos realizar um ato público, devido a quarentena exigida pela pandemia de Covid-19, porém, mesmo em suas casas, o país inteiro fez memória da tragédia.

Segundo o Padre Basil,  “Todas as comunidades religiosas estavam espiritualmente unidas e as autoridades civis também participaram. Foi uma oração pessoal, cada pessoa em seu lugar, em casa ou no trabalho. Todos os cidadãos acenderam uma vela para lembrar as vidas cortadas, os locais de culto acenderam suas luzes. E houve dois minutos de silêncio absoluto no país. Todos unidos rezando aos nossos mártires, mortos por violências terroristas cruéis e sem sentido “. ( Leia mais sobre o atentado de Sri Lanka )

Capela dos mártires do atentado só será aberta depois da pandemia

O diretor das Pontifícias Obras Missionárias afirmou que, nesse período de coronavirus, “Vamos rezar pessoalmente, mais tarde, quando as condições permitirem, poderemos abrir e abençoar a nova Capela dos mártires que construímos graças às ofertas coletadas pela PMS do Sri Lanka junto à rede internacional da POM ”, relatou o Padre Basil.

A capela, acrescentou, está localizada em Negombo, local de um dos ataques. Celebraremos a missa. Teremos reuniões com os fiéis de outras religiões. Todos nós nos uniremos o mais rápido possível, assim que o tempo de isolamento do Covid-19 terminar. “

Como foi o ataque terrorista da Páscoa 2019

Há um ano, nove terroristas afiliados ao grupo islâmico local “Thowheed Jamathha” atacaram três igrejas e três hotéis de luxo, matando pelo menos 258 pessoas, e ferindo mais de 500 pessoas. Sete bombas explodiram em duas igrejas católicas e uma em uma igreja não católica em Batticaloa, na parte oriental do país.
A igreja de São Sebastião e o santuário de Santo Antônio já foram reabertos para os fiéis. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas