Gaudium news > Só venceremos o coronavírus com os olhos da Fé e o coração da caridade, afirmam Bispos Filipinos

Só venceremos o coronavírus com os olhos da Fé e o coração da caridade, afirmam Bispos Filipinos

Deploramos a marginalização dos valores religiosos nos programas de combate a esta pandemia.

Deploramos a marginalização dos valores religiosos nos programas de combate a esta pandemia.

Filipinas – Manila (14/08/2020, 16:15 – Gaudium Press) Numa carta pastoral, difundida em 12 de agosto na página web do Episcopado, os bispos filipinos exortaram os fiéis a responder à pandemia do coronavírus “com os olhos da fé, o coração da caridade e o cinto da verdade”.

A Carta Pastoral foi assinada pelo arcebispo de Lingayen-Dagupan e responsável pela Comissão para os Seminários, dom Sócrates Villegas, e pelo bispo de San José e presidente da Comissão de Catequese e Educação Católica, dom Roberto Mallari.

Deploramos a marginalização dos valores religiosos em nossos programas de combate a esta pandemia

Os prelados apelam às comunidades dos fiéis, para que neste tempo de pandemia, quando a população tem sofrido, entre outras coisas, em isolamento, com medo de doenças e morte, perda de emprego e liberdades fundamentais e com o colapso da economia, elas sejam capazes de discernir a verdade e tomar decisões apropriadas com base nesta verdade:

“Precisamos de clareza de propósito e certeza de direção de nossos líderes neste caminho tortuoso.
Deploramos a marginalização dos valores religiosos em nossos programas de combate a esta pandemia. O programa Covid-19 deve ser radicado na ética, uma ética centralizada nas pessoas”, diz a Carta Pastoral.

A verdade libertará de medos e ansiedades desnecessárias

Os bispos apelam para que os círculos de estudo dentro das comunidades religiosas sejam críticos e perspicazes diante das falsas histórias da mídia e de muitas políticas públicas não científicas e irracionais, convidando os institutos e universidades católicas, e seus departamentos de pesquisa, a fazer de modo que os estudos científicos sobre a Covid-19 sejam amplamente compartilhados, usando a razão, a ciência e os ensinamentos sociais católicos.

“Eles darão a nossos compatriotas, acesso à verdade que os libertará de medos infundados e ansiedades desnecessárias”, afirmam os bispos na carta pastoral.

Isolamento contínuo e sem fim não é necessário

Segundo os Bispos filipinos, “A nação entendeu que há cinco meses o governo não tinha outra escolha senão implementar medidas extremas de quarentena para proteger a vida de seus cidadãos”, lê-se na declaração.

Contudo, afirmam ele, “o isolamento contínuo e sem fim não é necessário”.
E eles exortam o governo a reforçar a capacidade dos hospitais e racionalizar os espaços hospitalares a fim de fazer o melhor uso possível deles.

15 de agosto a 15 de setembro: Oração para enfrentar todos os males do momento

Denunciando a trágica situação vivida pela nação neste período –os assassinatos, a violência contra mulheres e crianças, a degradação ambiental, a corrupção governamental, o aborto, a pobreza–, os prelados convidam os fiéis a não se desencorajarem com as “amplas sombras da morte projetadas em nosso país”, em “um regime de morte” no qual “as trevas parecem gozar de seu momento de glória”, chamando-os a rezar todos juntos, onde quer que se encontrem, dez Ave-Marias, ao meio-dia, a partir de 15 de agosto, solenidade da Assunção, até 15 de setembro, festa de Nossa Senhora das Dores, para ajudar a nação a se curar. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas