Gaudium news > Sino histórico retorna a Basílica Santa Maria Maior após 140 anos

Sino histórico retorna a Basílica Santa Maria Maior após 140 anos

O Sino badalava no local mais alto de Roma até o ano de 1884, quando foi substituído após ter se quebrado.

Sino historico retorna a Basilica Santa Maria Maior apos 140 anos

Foto: Divulgação/Basílica de Santa Maria Maior.

Roma – Itália (27/03/2024 10:23, Gaudium Press) Após 140 anos, o histórico sino conhecido como ‘La Sperduta’ (o desaparecido) retornou à Basílica papal de Santa Maria Maior, localizada em Roma. O sino havia sido substituído no ano de 1884, após ter se quebrado. Na ocasião, ele foi transferido e mantido no Museu do Vaticano, por decisão do Papa Leão XIII.

Artefato de grande valor cultural

O sino original regressou à sua sede, na Basílica romana e, a partir do dia 7 de abril, ficará exposto ao longo do percurso da área do museu que leva à Sala das Bênçãos. Este artefato de grande valor cultural para a Basílica, é uma peça histórica que faz parte do apogeu artístico que ocorreu durante o pontificado de Nicolau IV, o primeiro Papa franciscano.

Sino foi doação de senador romano

De acordo com um comunicado da própria Basílica papal, o sino foi uma doação do senador romano Pandolfo Savelli “para a honra de Deus e de Nossa Senhora”, sendo, na ocasião, instalado na torre que, até os dias de hoje, é o ponto mais alto do centro de Roma. Sua fabricação foi realizada a partir de um antigo sino da época do Papa Calisto II.

Badaladas diárias às 21h

Diariamente, sempre às 21h, o sino que substituiu o ‘Desaparecido’ toca, “em memória da história da peregrina que se perdeu na noite e que, graças ao toque, encontrou seu caminho de volta à cidade”. Segundo o comunicado, a partir de agora, “a história do Desaparecido não se referirá apenas à jovem peregrina, mas também ao próprio sino histórico, que retorna à Basílica depois de 140 anos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas