Gaudium news > Símbolos da Jornada Mundial da Juventude são enviados para a Polônia

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude são enviados para a Polônia

A peregrinação dos símbolos nas dioceses polonesas acontece entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro.

Simbolos da Jornada Mundial da Juventude sao enviados para a Polonia 1

Redação (19/08/2021 13:11, Gaudium Press) Após quarenta dias de peregrinação por Angola, tendo visitado um total de nove dioceses (Luanda, Sumbe, Benguela Huambo Kwito-Bié, Menongue, Lubango, Viana e Caxito), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estão a caminho da Polônia.

Na última terça-feira, 17, uma celebração eucarística presidida por Dom Belmiro Cuica Chissengueti, Bispo da Diocese de Cabinda e responsável da pastoral juvenil na Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, marcou o fim dessa peregrinação que permitiu aos jovens angolanos um contato privilegiado e uma vivência mais direta com os símbolos da JMJ.

Simbolos da Jornada Mundial da Juventude sao enviados para a Polonia

Caravana angolana para a JMJ de Lisboa já conta com mais de 600 jovens inscritos

Em sua homilia, o prelado destacou que os símbolos levaram aos cristãos angolanos, intensos momentos de alegria. “Durante estes 40 dias em que os símbolos estiveram em nossa terra, sentimos a alegria e o entusiasmo dos jovens e adultos que compactaram a grandeza, a riqueza e a profundidade que estes dois grandes Símbolos representam para a igreja”, afirmou.

O Bispo aproveitou o momento para divulgar que, até o momento, mais de 600 jovens se inscreveram para participar da caravana angolana à JMJ Lisboa 2023. A meta dos organizadores é chegar aos 1500.

“Temos em Angola uma grande família de frequentadores das JMJ, e quando vamos à Jornada Mundial, estar próximo dos Símbolos é quase um sonho, mas tendo-os aqui connosco podemos ter este contacto mais próximo”, assegurou.

Simbolos da Jornada Mundial da Juventude sao enviados para a Polonia 3

Unificação das inscrições para a JMJ Lisboa 2023

Por fim, Dom Belmiro Cuica Chissengueti, exortou aos grupos de angolanos que estão se organizando para participar da JMJ Lisboa 2023, a se juntarem às estruturas criadas pela Conferência Episcopal angolana.

O objetivo é “salvaguardar a transparência na gestão das contribuições, pois, em muitas ocasiões, muitos contribuíram para determinados serviços de que não usufruíram e depois fizeram recurso aos bispos e sacerdotes que não sabiam onde se tinham inscrito”.

A peregrinação dos símbolos nas dioceses polonesas acontece entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro. O transporte dos símbolos da JMJ na Europa é feito por via terrestre. Antes de iniciar a presença nas Dioceses de Portugal, entre novembro de 2021 e julho de 2023, os símbolos da JMJ peregrinarão pelas Dioceses da Espanha, entre os meses de setembro e outubro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas