Gaudium news > Símbolos católicos e Missas serão banidos de colégios públicos da Irlanda

Símbolos católicos e Missas serão banidos de colégios públicos da Irlanda

Práticas católicas como Santas Missas, exibição de símbolos católicos e as visitas dos inspetores diocesanos aos colégios públicos serão eliminadas gradativamente.

Simbolos catolicos e Missas serao banidos de colegios publicos da Irlanda

Irlanda – Dublin (14/10/2020 09:00, Gaudium Press) Símbolos católicos e celebrações eucarísticas serão gradualmente eliminados em mais de 200 centros de educação secundária na Irlanda. É o que denuncia a revista irlandesa ‘The Irish Times’.

O periódico afirma possuir um documento do governo, ainda não publicado, no qual são apresentadas novas regras que afetariam a presença dos símbolos católicos e celebrações litúrgicas nos colégios públicos do país.

Colégios “multi-denominacionais”

Intitulado “Estrutura para o reconhecimento das crenças / identidades religiosas de todos os alunos nas escolas públicas”, o documento descreve os passos que os colégios, inclusive os católicos, devem dar para se alinhar com um espírito “multi-denominacional”.

De acordo com as novas normas, os colégios até então denominados como “vocacionais”, serão classificados oficialmente como “multi-denominacionais”, eliminando de forma gradativa as práticas católicas como Santas Missas, exibição de símbolos católicos e as visitas dos inspetores diocesanos aos colégios.

Simbolos catolicos e Missas serao banidos de colegios publicos da Irlanda 2

Banimento das Missas nos colégios

Para refletir ainda mais esta identidade multi-confessional, o documento indica que as Missas escolares e outras cerimônias religiosas só poderão ser realizadas sob “participação voluntária”.

Além disso, qualquer símbolo religioso mostrado deverá refletir “as crenças da comunidade escolar em geral, ao invés de uma religião em particular”. Seguindo essa mesma linha de pensamento, se indica que quando forem exibidos símbolos católicos, se faça “de forma equilibrada”, mostrando também símbolos de outras religiões.

Formação dos professores de religião

Outro ponto levantado no documento é referente a formação dos professores de religião, que deverão oferecer uma educação religiosa que coincida com as identidades multi-confessionais destas escolas e do plano de estudos estatal. Nessa mesma linha, se “estabelece que as escolas não ofereçam instrução religiosa ou formação na Fé para uma religião em particular” durante as aulas, mas que o plano de estudos estatal determine o conteúdo da educação religiosa, sendo ela constituída por uma “variedade de religiões e crenças diferentes”.

missa

O documento define ainda que as inspeções de educação à estes colégios sejam realizadas pelo Departamento de Educação e não por inspetores diocesanos. Somente 70 escolas públicas deste grupo ficarão isentas dessas novas regulamentações, por conta de acordos legais que tem com a Igreja Católica.

De acordo com o Censo de 2016 da Irlanda, o país possui 78,3% de católicos, sendo considerada uma nação “fortemente católica”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas