Gaudium news > Sequestrados cinco sacerdotes e duas religiosas no Haiti

Sequestrados cinco sacerdotes e duas religiosas no Haiti

Sete religiosos foram sequestrados por um grupo criminoso no Haiti. Os sequestradores pediram resgate de um milhão de dólares.

Sete religiosos foram sequestrados por um grupo criminoso no Haiti. Os sequestradores pediram resgate de um milhão de dólares.

Redação (12/04/2021, Gaudium Press) Cinco padres católicos, entre eles dois franceses, e duas freiras são vítimas de mais um episódio de violência no Haiti.

A notícia foi anunciada pela Conferência Episcopal do Haiti, destacando que os sequestradores exigiram a soma de um milhão de dólares para a libertação dos sete religiosos.

O porta-voz da Conferência Episcopal do Haiti, padre Loudger Mazile, informou que o sequestro aconteceu na manhã do domingo, 11/04, em Croix-des-Bouquets, perto de Porto Príncipe, enquanto “estavam a caminho da posse de um novo sacerdote.

Bispos haitianos exortam a reagir

Os sete religiosos, de acordo com uma agência de notícias local, foram sequestrados por um conhecido grupo criminoso.

“A nação deve se levantar para combater estes episódios”, afirmou o padre Gilbert Peltrop, secretário geral da Conferência Haitiana.

“A CHR expressa seu profundo pesar, bem como sua indignação pela situação desumana que passamos por mais de uma década”, disse o comunicado à imprensa. 

“Não passa um dia sem choro e medo, mas os chamados líderes deste país, embora se apeguem ao poder, estão cada vez mais impotentes”, acrescenta.

Os sequestros por extorsão aumentaram nos últimos meses em Porto Príncipe e no interior do país. 

Isso já é demais, chegou a hora de cessar estes atos desumanos

“Isto é demais, chegou a hora de cessar esses atos desumanos ”, disse Dom Pierre-André Dumas, bispo de Miragoâne, por telefone no domingo.

 “A Igreja reza e se solidariza com todas as vítimas deste ato vil”, acrescentou.

Várias crises que se arrastam por décadas

O Haiti vem sobrevivendo a uma grave crise econômica, política e social, que tem tudo para explodir em revoltas e reviravoltas autoritárias.
Há algum tempo o país do Caribe tem sido cada vez mais dilacerado por sequestros e crimes violentos que ocorrem em um clima de profunda ruptura causado nos últimos 15 anos por furacões, terremotos e epidemias.

E segue-se a tudo isso uma emergência humanitária sem precedentes, que continua até hoje, apesar da mobilização da comunidade internacional. (JSG)

(FotoVaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas