Gaudium news > Senado francês revoga lei que facilitava o aborto e acabava com a objeção de consciência

Senado francês revoga lei que facilitava o aborto e acabava com a objeção de consciência

Senadores anulam lei aprovada pela Assembleia Nacional que visava expandir facilidade para a realização do aborto que, na França, chegou a 230 mil em 2019: um aborto a cada três nascimentos.

Senadores anulam lei aprovada pela Assembleia Nacional que visava expandir facilidadea para a realização do aborto que, na França, chegou a 230 mil em 2019: um aborto a cada três nascimentos.

Redação (23/01/2021, 13:45, Gaudium Press) O Senado da França votou a favor de uma proposta que anula lei aprovada pela Assembleia Nacional que estendia e facilitava casos de realização do aborto.

Na votação da moção que rejeitou a lei aprovada há meses pela Assembleia Nacional, 201 senadores votaram a favor e 142 contra.

O projeto de lei agora anulado visava estender o período do aborto de 12 para 14 semanas, abolir o período de reflexão de dois dias em caso de sofrimento psicossocial, eliminar a cláusula de consciência específica para médicos e enfermeiras e, por fim, estender a possibilidade de as parteiras realizarem abortos até a décima semana de gestação.

Destaques de pronunciamentos de senadores durante a votação

A senadora Florence Lassarade destacou que “o estágio de 12 semanas não foi determinado por acaso, é nessa época que o embrião se torna um feto”. A senadora observou que com 14 semanas é possível determinar 99% do sexo do bebê.

Já o senador Pierre Charon afirmou em seu pronunciamento durante a discussão que “o alongamento da demora judicial é a manifestação de uma falha nas políticas de saúde. Na verdade, o número de abortos é impressionante.”

Ele afirmou que nesse sentido, a contracepção, há muito apresentada como meio de prevenção do aborto, falhou. Nesse sentido, o senador recordou que a própria Laurence Rossignol, promotora e defensora da lei agora rejeitada, afirmou: “3 em cada 4 abortos são realizados por mulheres que usam anticoncepcionais”.

Por sua vez, Colette Mélot denunciou: “230 mil abortos em 2019 é demais!” Em 2019, houve um aborto para cada 3 nascimentos na França. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto InfoCatólica)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas