Gaudium news > Seminaristas dos EUA são ordenados Diáconos na Basílica de São Pedro

Seminaristas dos EUA são ordenados Diáconos na Basílica de São Pedro

A cerimônia de ordenação de 18 seminaristas do Pontifício Colégio Norte-Americano de Roma foi presidida pelo Arcebispo de Oklahoma City, Dom Paul Stagg Coakley.

Seminaristas dos EUA sao ordenados Diaconos na Basilica de Sao Pedro 1

Foto: Divulgação/United States Conference of Catholic Bishops.

Cidade do Vaticano (05/10/2023 16:43, Gaudium Press) O Arcebispo de Oklahoma City, Dom Paul Stagg Coakley, presidiu a ordenação diaconal de 18 seminaristas do Pontifício Colégio Norte-Americano de Roma. A cerimônia ocorreu no Altar principal da Basílica de São Pedro, Vaticano.

Três Cardeais norte-americanos concelebraram a cerimônia, dentre os quais estavam: Dom Raymond L. Burke, ex-padroeiro da Ordem de Malta; Dom James Harvey, Arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros; e Dom Edwin F. O’Brien, grão-mestre aposentado da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e ex-reitor do seminário dos EUA em Roma. Além deles, também estiveram presentes quatro Bispos e vários sacerdotes.

Seminaristas dos EUA sao ordenados Diaconos na Basilica de Sao Pedro 3

Foto: Divulgação/United States Conference of Catholic Bishops.

Estar preparado para a perseguição e martírio

Em sua homilia, Dom Paul ressaltou aos novos diáconos que não bastava que eles fossem bons eclesiásticos, é necessário que sejam verdadeiros discípulos. E advertiu ainda que se algum deles fosse ingênuo o suficiente para acreditar que o sacerdócio traria privilégios, então estaria 60 anos atrasado.

O prelado afirmou ainda que os eclesiásticos devem estar preparados para a marginalização, a perseguição e até o martírio. Além disso, eles devem olhar para os Santos como verdadeiros exemplos e modelos de vida que “oferecem alternativas às aspirações convencionais dentro de um mundo secular sem Fé”.

Seminaristas dos EUA sao ordenados Diaconos na Basilica de Sao Pedro 2

Foto: Divulgação/United States Conference of Catholic Bishops.

Novos Diáconos são provenientes de 16 Dioceses norte-americanas

Os seminaristas eram provenientes de 16 Dioceses dos Estados Unidos e um deles pertencia ao Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro. Logo depois da leitura do Evangelho, cada seminarista apresentou-se ao Arcebispo de Oklahoma City, comprometendo-se a desempenhar com humilde caridade o ofício do diaconado e apegar-se ao mistério da Fé, aceitando o celibato e exercendo a obediência ao Bispo.

Em seguida, todos se ajoelharam diante do ordenando principal, que colocou a mão sobre suas cabeças e invocou o Espírito Santo. Eles então se prostraram diante da cátedra de São Pedro para receber a oração de ordenação. “Que neles abundem todas as virtudes evangélicas: o amor não fingido, a preocupação pelos doentes e pobres, a autoridade despretensiosa, a pureza da inocência e a observância da disciplina espiritual”, orou Dom Coakley. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas