Gaudium news > Semana da Liberdade Religiosa dos Bispos Americanos vai até 29 de junho

Semana da Liberdade Religiosa dos Bispos Americanos vai até 29 de junho

A liberdade religiosa está sob stress. A discriminação, em particular contra catolicismo, está crescendo de um modo talvez mais sofisticado e menos violento.

A liberdade religiosa está sob estress. A discriminação contra, em particular contra catolicismo, está crescendo de um modo talvez mais sofisticado e menos violento.

Redação (26/06/2020 14:47, Gaudium Press) O presidente em exercício do Comitê de Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), arcebispo Dom Thomas G. Wenski, de Miami, incentivou os católicos a rezar e defender a liberdade religiosa em casa e em outros lugares durante a Semana da Liberdade Religiosa 2020.

A Semana da Liberdade Religiosa teve seu início no dia 22 de junho de Festa de São Thomas More e John Fisher, vítimas da intolerância religiosa e deve ser encerrada no próximo dia 29, dia em que a Igreja comemora São Pedro e São Paulo, também eles, mártires.

O Tema da Semana da Liberdade Religiosa 2020, promovida pela USCCB é: “Para o bem de todos”.

A liberdade religiosa está em estado de stress

Em declarações Dom Wenski declarou:
“A liberdade religiosa está sob estress em todo o mundo.
Mesmo em nossas democracias liberais ocidentais, a discriminação contra a religião e em particular contra catolicismo, está crescendo – embora de um modo talvez mais sofisticado e menos violento.”

A liberdade religiosa está sob estress. A discriminação contra, em particular contra catolicismo, está crescendo de um modo talvez mais sofisticado e menos violento.

Ativistas consideram a religião como fonte de conflitos, individuais e sem consequências sociais

O arcebispo de Miami deu informações sobre o que pensam das religiões certos ativistas dos denominados direitos humanos:
“Analistas políticos e defensores dos direitos humanos incluem a religião em sua agenda.

Mas a maioria enfatiza a “tolerância” como se a religião fosse apenas uma fonte de conflitos.
Ou, então, eles falam sobre religião em termos de “escolhas individuais”, como se a religião fosse apenas uma preocupação da convicção de um indivíduo e estivesse desprovida de quaisquer consequências sociais.

Liberdade religiosa deve ser protegida pela ‘sociedade civil’

“No entanto, assim como a liberdade de expressão depende não apenas do direito de dizer o que está na mente, mas também da existência de instituições como jornais, universidades, bibliotecas, partidos políticos e outras instituições que compõem o que chamamos de ‘sociedade civil’, como também a liberdade de religião “para o bem de todos” também deve abranger a proteção das instituições que nutrem o livre exercício da religião do indivíduo.

Liberdade religiosa se fundamenta na dignidade humana

“O direito à liberdade religiosa tem seus fundamentos na própria dignidade da pessoa humana.
A liberdade religiosa é o direito humano que garante todos os outros direitos – paz e convivência criativa só serão possíveis se a liberdade de religião for totalmente respeitada”, afirmou, concluindo suas palavras, o presidente em exercício do Comitê de Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), arcebispo Dom Thomas G. Wenski, arcebispo de Miami. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas