Gaudium news > Sem julgamento, Bispo chinês completará 16 anos de detenção

Sem julgamento, Bispo chinês completará 16 anos de detenção

Segundo relatam fontes de informação, o prelado chinês Dom Agostinho Cui Tai, detido pelas autoridades desde 2007, está desaparecido desde setembro de 2021

china christians jailed for spreading electronic bibles

Redação (16/02/2023 09:00, Gaudium Press) Dom Agostinho Cui Tai, bispo auxiliar de Xuanhua, na China, está detido pelas autoridades desde 2007. Contudo, desde de setembro de 2021, não há notícias sobre o prelado, conforme informou a agência Asia News.

A prisão de Dom Agostinho Cui Tai foi realizada pelas autoridades chinesas sem recorrer a nenhum processo legal e sem nenhuma razão cabível.

Nos últimos 16 anos, o prelado passou a maior parte do tempo na prisão com alguns momentos curtos de liberdade, especialmente para visitar seus parentes idosos.

Contudo, desde setembro de 2021, não há notícias sobre o paradeiro do Bispo. Dom Agostinho Cui Tai tem 71 anos e os fiéis desconhecem qualquer informação sobre seu estado de saúde ou sobre sua localização atual.

O episcopado de Dom Cui Tai é reconhecido pela Igreja Católica, mas não pelas autoridades chinesas. Em 2013, o Papa Bento XVI aprovou e nomeou Dom Agostinho para a função de Bispo auxiliar da diocese de Xuanhua.

Após sua ordenação episcopal em abril de 2013, Dom Thomas Zhao Kexun, Bispo principal, concedeu-lhe todos os poderes para governar a diocese. Em 2018, após a morte de Dom Zhao Kexun, Dom Agostinho passou a ser o Bispo ordinário da diocese.

Mesmo com o acordo em vigor entre a Santa Sé e o governo chinês sobre a nomeação dos Bispos chineses, as autoridades do país asiático oprimem e perseguem muitos membros da Igreja Católica que não se submetem ao Partido Comunista chinês. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas