Gaudium news > Selos postais comemoram 400 anos da Batalha de Macau

Selos postais comemoram 400 anos da Batalha de Macau

Em 24 de Junho de 1622, os portugueses impediram a invasão de Macau pelos holandeses.

Foto: Correios de Macau

Foto: Correios de Macau

Redação (12/08/2022 16:48, Gaudium Press) As autoridades de Macau lançaram no dia 9 de agosto selos postais especiais para comemorar os 400 anos da vitória portuguesa sobre as forças holandesas, na Batalha de Macau.

O plano inicial para o lançamento dos selos era 24 de junho, data em que em 1622, após uma batalha de três dias, os portugueses derrotaram as forças holandesas armadas com 13 navios de guerra que sitiaram a ilha.

Intervenção divina

Em 24 de junho de 1622, uma frota de 13 navios holandeses com cerca de 800 soldados decidiu invadir Macau quando a maioria dos moradores da colônia portuguesa estava na China para comprar mercadorias para o comércio anual japonês e os militares estavam lutando na conquista manchu da China.

Macau ficou com apenas 50 mosqueteiros e 100 moradores aptos a operar armas de fogo junto com alguns canhões.

Os sinos tocavam insistentemente, as senhoras se refugiaram na igreja e os tesouros foram guardados no Seminário.

Registros da Igreja dizem que sacerdotes jesuítas em Macau guiaram os combatentes enquanto disparavam tiros e canhões no topo da colina de Monte contra os holandeses, causando grandes danos à sua frota. Um tiro disparado pelo padre jesuíta Rho acertou, em cheio, um vagão de pólvora, desconcertando as forças invasoras.

Um contingente militar holandês tentou entrar em Macau subindo o monte da Guia, mas foi apanhado numa emboscada. Em debandada, os holandeses ainda foram atacados pela população local.  No combate final, os holandeses, derrotados, jogaram-se ao mar na tentativa de alcançar os barcos.  Muitos se afogaram e um dos barcos, superlotado, afundou-se. Dizem os registros portugueses que cerca de 350 holandeses morreram em combate ou afogados.

Para Macau, desprevenida, a vitória foi considerada um milagre. Após os combates, foram todos à Catedral para uma solene ação de graças, tendo sido feito voto de comemorar este dia daí em diante, cuja salvação da cidade foi atribuída a São João Batista que, pelo seu manto, foram desviados os tiros dos inimigos.

Colônia portuguesa

Macau, região administrativa especial da China, foi colônia portuguesa de 1557 a 1999.

O catolicismo chegou a Macau durante o domínio português. A Diocese de Macau, criada em 1576, é a primeira diocese do Extremo Oriente, abrangendo vastos territórios na Ásia, incluindo Japão, China e as ilhas Molucas (Maluku) da Indonésia.

Desde o século XIX, Macau tem sido uma porta de entrada para missionários estrangeiros que entram na China continental.

Com informações Ucanews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas