Gaudium news > São Tiago Apóstolo volta a receber o abraço dos peregrinos

São Tiago Apóstolo volta a receber o abraço dos peregrinos

Foram mais de três anos de suspensão, quase mil e duzentos dias, durante os quais os peregrinos não puderam tocar na imagem.

Sao Tiago Apostolo volta a receber o abraco dos peregrinos

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga Commons)(Lmbuga Galipedia) – Commons., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=778249

Espanha – Santiago de Compostela (19/06/2023 12:57, Gaudium Press) Os peregrinos que visitarem a imagem de São Tiago, na Catedral de Compostela, na Espanha, já podem voltar a praticar o tradicional costume de abraçar o Apóstolo.

Mais de três anos depois

O acesso à imagem havia sido fechado no dia 13 de março de 2020, por conta das restrições impostas durante o início da pandemia de Covid-19. Foram mais de três anos de suspensão, quase mil e duzentos dias, durante os quais os peregrinos não puderam tocar na imagem.

Os membros do capítulo da Catedral de Santiago de Compostela foram os primeiros a reativar este piedoso costume. Agora, os peregrinos que desejarem manifestar sua devoção ao Santo padroeiro da Espanha, poderão fazê-lo das 8h30 às 21h (exceto quando estiver sendo celebrada a Missa no altar principal do templo).

Mais de 144 mil peregrinos

Um percurso foi estabelecido pelas autoridades eclesiásticas para que os peregrinos tenham acesso à imagem do Apóstolo. É recomendado que não se beije a imagem e, na medida do possível, não se tenha contato direto com o rosto.

De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Acolhida ao Peregrino da Catedral de Santiago, no ano de 2023 já foram registrados mais de 144 mil peregrinos, sendo que a maior parte deles chegou a pé através do caminho francês. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas