Gaudium news > São Pedro de Alcântara: o Santo espanhol proclamado padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara: o Santo espanhol proclamado padroeiro do Brasil

Em 1826, o Papa Leão XII, atendendo um pedido de Dom Pedro I proclamou São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil.

Sao Pedro de Alcantara o Santo espanhol proclamado padroeiro do Brasil 2

Redação (19/10/2023 08:42, Gaudium Press) Poucos sabem, mas Nossa Senhora Aparecida não é a única padroeira do Brasil e nem mesmo foi a primeira, cronologicamente falando. Antes dessa invocação mariana ser proclamada como patrona da nossa nação, outro Santo já havia conquistado este título: São Pedro de Alcântara, cuja memória litúrgica é recordada neste dia 19 de outubro.

Nascido no ano de 1499, na cidade espanhola de Alcântara, Pedro tinha o costume de desde a mais tenra idade ter uma vida de oração. Durante seus estudos na Universidade de Salamanca descobriu sua vocação e decidiu entrar para a Ordem dos Franciscanos, apesar de seu pai desejar que ele se tornasse advogado.

Sao Pedro de Alcantara o Santo espanhol proclamado padroeiro do Brasil 1

Exemplo e modelo de santidade

Ordenado sacerdote tornou-se superior de vários conventos, onde sempre era visto como modelo de vida de oração, jejum, desapego dos bens materiais e penitência, seguindo as normas da comunidade.

Com o objetivo de oferecer aos religiosos a oportunidade de viver mais a mortificação, oração e meditação, São Pedro de Alcântara fundou o ramo franciscano de “estrita observância” ou “Alcantarinos”. O Santo faleceu no ano de 1562, aos 63 anos de idade.

Sao Pedro de Alcantara

Padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara também foi confessor do Rei Dom João III, de Portugal, e por este motivo se tornou, mais tarde, o santo de devoção da Família Real, que escolheu seu nome para os dois imperadores do Brasil – Dom Pedro I e Dom Pedro II. Em 1826, o Papa Leão XII, atendendo um pedido de Dom Pedro I proclamou São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas