Gaudium news > São nomeados dois novos Bispos para as dioceses de São João da Boa Vista (SP) e Catanduva (SP)

São nomeados dois novos Bispos para as dioceses de São João da Boa Vista (SP) e Catanduva (SP)

O Papa Francisco nomeou Mons. Eugênio Barbosa Martins, Bispo da diocese de São João da Boa Vista, e Dom José Benedito Cardoso, Bispo da diocese de Catanduva, no interior paulista

Mons. Eugênio Barbosa, à esquerda e Dom José Benedito Cardoso, à direita. Foto: CNBB.

Mons. Eugênio Barbosa, à esquerda e Dom José Benedito Cardoso, à direita. Foto: CNBB.

Redação (04/01/2023 10:00, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, dois novos Bispos para dioceses brasileiras. Trata-se do sacerdote Eugênio Barbosa Martins, nomeado para a diocese de São João da Boa Vista, e Dom José Benedito Cardoso, nomeado para a diocese de Catanduva, ambas dioceses situadas no estado de São Paulo.

dom Eugenio CNBB

Foto: CNBB

Monsenhor Eugênio Barbosa Martins

Pe. Eugênio Barbosa Martins, o novo Bispo da Diocese de São João da Boa Vista, nasceu em Araguari, Diocese de Uberlândia (MG), em 5 de setembro de 1960. Sua vida religiosa começou com a profissão na Congregação do Santíssimo Sacramento (os Sacramentinos) em 25 de janeiro de 1984, e ele foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988.

Pe. Eugênio concluiu seus estudos de Filosofia na Faculdade São Bento, em São Paulo (SP), e de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), na mesma cidade. Além disso, obteve a licenciatura em Teologia Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana (2005-2008) e um diploma em psicopedagogia no Instituto de Formação Humana de Quebec, Canadá, em 1996.

Ao longo de sua vida pastoral, Pe. Eugênio desempenhou diversos papéis importantes, como promotor vocacional e formador do aspirantado e postulantado da congregação, em Belo Horizonte (1988-1996), mestre de noviços em Uberaba (1999-2002), pároco em Uberaba (1997-2002) e em Belo Horizonte (2006-2011). Também foi superior provincial, ecônomo provincial e presidente da Conferência Latino-Americana dos Sacramentinos e da Conferência dos Religiosos do Brasil. Padre Eugênio foi Superior dos Sacramentinos em Roma de 2011 a 2023.

dom Jose Benedito CNBB

Foto: CNBB

Dom José Benedito Cardoso

Dom José Benedito Cardoso, nomeado Bispo da Diocese de Catanduva, nasceu em Angatuba, Diocese de Itapetininga (SP), em 12 de setembro de 1961. Dom José fez seus estudos de Filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba, e os estudos de teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP) em São Paulo. Ele também tem formação em direito, sendo Bacharel em Direito Civil e Licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.

Ele foi ordenado sacerdote em 23 de novembro de 1986, incardinado inicialmente na Arquidiocese de Sorocaba. Com a criação da Diocese de Itapetininga em 1998, Dom José passou a fazer parte dessa nova circunscrição, onde ocupou diversos cargos. Ele foi pároco na cidade de Alambari e em Itapetininga, também foi vigário paroquial, chanceler diocesano e reitor do Seminário Diocesano. Entre outras funções que exerceu durante seu período na diocese de Itapetininga estão a de coordenador diocesano da Liturgia, vigário judicial e presidente do Tribunal Diocesano, defensor do Vínculo e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba e professor de Direito Canônico.

Nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (Região da Lapa) em 23 de janeiro de 2019, Dom José recebeu a Ordenação Episcopal em Itapetininga em 15 de março do mesmo ano. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele foi Bispo referente para as Comunidades Eclesiais de Base, para a Comissão de Defesa da Vida, para a Pastoral da Terra e para os Religiosos na Regional Sul 1. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas