Gaudium news > São Nicolau de Tolentino

São Nicolau de Tolentino

A igreja celebra hoje, dia 10 de setembro, a memória de São Nicolau de Tolentino: “Não houve Santo desde o tempo dos Apóstolos que superasse a São Nicolau de Tolentino em número e grandeza de milagres”.

SH1009 Escenas de la vida de San Nicolas de Tolentino Iglesia de San Agustin Cordoba Espana FL mjvf3 1

Redação (10/09/2021 06:48, Gaudium Press) Prodígios marcaram-lhe a existência desde a concepção. Seus pais estavam casados há muitos anos e não tinham filhos. A mãe, Amada Gaidani, muito devota de São Nicolau de Mira, prometeu-lhe que, se a livrasse da esterilidade, faria religioso o filho que concebesse, fosse menino ou menina.

Assim narrou o Santo a um amigo, o notário Berardo Apillaterra, o que se seguiu: “Feito o voto, foram visitar o Santuário de São Nicolau, em Bari. Ao regressar, minha mãe me concebeu, segundo me contaram”. E em 1245 nascia na pequena Castelo Sant’Angelo, atual Sant’Angelo in Pontano, o menino do milagre, a quem puseram o nome de seu patrono.

Desde tenra idade Nicolau fugia do que era mundano e divertido, e rezava com tanto recolhimento que causava admiração. Com apenas sete anos começou a jejuar três vezes por semana, tinha avidez por receber os pobres na casa paterna e se retirava numa gruta próxima para pôr-se em solitária oração.

Filho de Santo Agostinho

Muito inteligente, Nicolau frequentou a escola paroquial dos cônegos regulares de Santo Agostinho, onde se sobressaía pela seriedade e responsabilidade. Ali fez rápidos progressos nos estudos, recebeu as ordens menores e, sendo ainda adolescente, foi-lhe outorgado um canonicato na Igreja Collegiata do Santíssimo Salvador.

Aquele gênero de vida, todavia, não preenchia os desejos de seu coração, pois anelava consagrar-se inteiro a Deus. Foi então que ouviu, na pregação de um frade agostiniano, este trecho do Evangelho:

Sao Nicolau escuta a voz do pregador“Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. […] O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente” (I Jo 2, 15.17).

Tais palavras calaram-lhe fundo na alma e ele pediu ao pregador para ser acolhido em sua ordem.

Por volta dos quatorze anos Nicolau foi recebido como filho de Santo Agostinho.

Este foi seu primeiro milagre. Ao pôr as mãos na cabeça de um menino enfermo, disse-lhe: “O bom Deus te curará”. No mesmo instante recuperou-se a criança.

Sutil investida do demônio

Na vida comunitária considerava-se sempre o último. Exercia as funções mais simples e penosas com gozo e sem reclamar, jamais se impacientava e procurava em tudo fazer a vontade dos outros.

Guardava uma pureza angelical e austeras penitências, jejuns e um rude cilício eram suas armas para combater as más paixões. Deitava-se na terra nua e tinha uma pedra por travesseiro. Nunca comia carne, apenas pão e alguns legumes insossos e malcozidos, nos dias da semana que não jejuava.

E, tendo progredido a passos largos no caminho da perfeição, fez solenemente sua profissão perpétua antes de completar os dezoito anos.

Contudo, um primo do Santo, superior de um convento cuja regra e vida eram menos austeras, propôs-lhe transferir-se para lá, pois alegava que em sua curta idade já parecia um ancião, tão emagrecido estava, e logo terminaria de perder a saúde, tornando-se inútil à Religião.

Nicolau considerou esta proposta uma sutil tentação do demônio, que visava afastá-lo da radical entrega à qual se sentia chamado.

Dirigiu-se, então, à igreja e, estando absorto em ardorosa oração, eis que vários Anjos lhe apareceram como meninos vestidos de branco, a cantar melodiosamente em coro.

Para instá-lo a permanecer na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, repetiram-lhe três vezes: “É em Tolentino que vós deveis vos estabelecer; permanecei lá, sede constante em vossa vocação e tende a certeza de que ali encontrareis vossa salvação”.

Tal visão o consolou sobremaneira e o consolidou no caminho empreendido.

Sacerdócio e, afinal… Tolentino!

Amiúde os provinciais o mudavam de casa, para que a observância exímia e o perfume de sua santidade edificassem seus irmãos de hábito.

Durante sua estadia em Cingoli, em 1269 foi ordenado sacerdote por Dom Benvenuto de Scotivoli, então Bispo de Osimo. Sua devoção recebeu novo impulso pelo caráter divino do ministério sacerdotal.

Enfermo ou são celebrava todos os dias a Santa Missa com uma piedade admirável, nunca sem antes haver-se confessado e não raro entre lágrimas.

Chegou, afinal, o dia predito pelos Anjos: Pe. Nicolau foi enviado a Tolentino! Ali permaneceu por trinta anos, destacando-se, segundo um dos seus biógrafos, “em quatro pontos importantes: Missa, Confissões, pregação e visita a pobres e enfermos”.

Sua pessoa, suas ações e milagres marcaram a cidade da qual recebeu o nome e cruzaram os séculos, convertendo e afervorando incontáveis almas até nossos dias.

Frequentes ataques do maligno

Tentacao de Sao Nicolau de TolentinoA fim de tentar dissipar São Nicolau em seu habitual recolhimento, o maligno alternava gritos terríveis com sons emitidos por animais, como mugidos de touro, rugidos de leão, uivos de lobo ou assobios de serpente.

Outras vezes fingia abrir o telhado, quebrar as telhas, romper os quadros ou derrubar a casa. O Santo, porém, mantinha-se impassível sem dar sinal de temor ou perturbação.

Havia ocasiões em que o ataque era mais direto. Um dia, o espírito das trevas entrou em sua cela sob a forma de um pássaro gigante e, com o bater das asas, derrubou a lâmpada que iluminava seu oratório, fazendo-a em pedaços.

São Nicolau rezou, tomou os cacos, a recompôs e com um sopro a reacendeu, como se nada tivesse acontecido. O mesmo se repetiu em outras duas oportunidades.

Não era incomum o demônio o espancar cruelmente até deixá-lo semimorto, com o corpo coberto de feridas. Assim o encontraram mais de uma vez no claustro, para onde o maldito o arrastava. Por causa desses duros combates, ficou coxo para sempre.

Jamais vencendo-o com este gênero de investidas, o pai da mentira procurou incutir-lhe tentações de escrúpulo: fazia-o pensar que suas penitências não compraziam a Deus e que, pelo contrário, eram um fardo para a comunidade.

Milagres

Tendo ficado gravemente doente por causa de suas austeridades, Pe. Nicolau recebeu dos superiores a obediência de comer um pouco de carne. Tendo comido, a saúde do religioso piorou, a ponto de todos acharem que ia morrer.

Ele, entretanto, apelou à Santíssima Virgem, quem lhe apareceu acompanhada de Santo Agostinho e Santa Mônica. Nossa Senhora o consolou dizendo que Jesus o levava no Coração, e seu fundador e sua santa mãe lhe eram propícios.

Depois recomendou que comesse um pouco de pão molhado em água, garantindo que seria excelente remédio para sua doença. Tão logo o fez, ficou curado. A parca dieta do Santo era, assim, chancelada pela Mãe de Deus…

Este episódio deu origem à bênção dos pãezinhos de São Nicolau, realizada no dia de sua festa, que a tantos enfermos devolveu a saúde.

Taumaturgo da caridade, como esmoler do convento distribuía muitas vezes com largueza o pão que era destinado à mesa dos religiosos.

Certa feita, tendo o padre prior flagrado semelhante ato, perguntou-lhe o que levava na toalha que trazia sob o manto. O Santo respondeu que eram flores e, “com efeito, os pedaços de pão que ele levava se transformaram em belíssimas rosas, embora se estivesse no mês de dezembro”!

Um astro luminoso: presságio da glória

Um ano antes de partir para a eternidade, ele viu em sonhos uma estrela de extraordinário brilho que se elevava nos céus de Sant’Angelo, onde nascera, e se dirigia a Tolentino, pousando sobre o altar do oratório onde celebrava Missa diariamente e fazia suas orações.

Intrigado, Pe. Nicolau consultou um irmão de boa fama e ciência sobre o significado daquele fato, e este respondeu: “Padre, este astro é, sem dúvida, presságio de tua santidade, e estou seguro de que terminará seu percurso onde teu corpo for sepultado”.

 Protestou o Santo contra tal interpretação, mas os fatos comprovaram quanto era verdadeira: até seu falecimento um astro luminoso o acompanhava, à vista de todos.

Além disso, em seus últimos seis meses de vida terrena, “os Anjos desciam todas as noites à sua cela para alegrá-lo com suas melodias e dar-lhe um antegozo da glória eterna”.

Sentindo aproximar-se o momento de sua partida, São Nicolau recebeu com enorme fervor o Viático e a Extrema-Unção, e abandonou-se às mais altas contemplações.

No dia de sua morte abraçou uma relíquia do Santo Lenho e entregou sua inocente alma a Deus, enquanto dizia: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46). Era o dia 10 de setembro, por volta do ano de 1310.

Cumprindo o vaticínio da estrela, junto à sepultura onde permanece incorrupto o corpo de São Nicolau de Tolentino, por sua intercessão até hoje a graça segue abrindo as almas para Cristo e operando, com sua luz celestial, milagres e conversões.

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n. 189, setembro 2017.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas