Gaudium news > São Miguel Arcanjo, Padroeiro de Kiev

São Miguel Arcanjo, Padroeiro de Kiev

Padroeiro e símbolo de Kiev, São Miguel Arcanjo, foi substituído por outras figuras durante o comunismo, mas a devoção ao Arcanjo faz parte das origens da Ucrânia

622px Porte Liadski

Redação (10/03/2022 08:30, Gaudium Press) No momento em que a atenção do mundo está voltada para o que se passa na Ucrânia, não é possível deixar de notar os inúmeros monumentos da capital Kiev.

Entre eles destaca-se o monumento da Independência, coluna que no alto de seus 61 metros tem uma escultura dourada, a Berehynia, personagem da mitologia eslava e símbolo do patriotismo ucraniano.

Igualmente notável é a imagem de São Miguel Arcanjo que está encima da Porta de Liadski na frente do monumento da Independência.

A Porta de Liadski foi construída em 2001 e o Arcanjo São Miguel feito de bronze e ouro, está no alto do monumento desde 2002.

640px 80 391 9007 Kyiv St.Michaels Golden Domed Monastery RB 18 cropped

Com efeito, em 1969, o regime soviético substituiu a figura de São Miguel Arcanjo pela folha da castanheira. Em 1995, após a independência, São Miguel começou a ser reintroduzido como símbolo de Kiev.

Sobre a Porta de Liadski, havia anteriormente a folha da castanheira. Preferiu-se, contudo, substituí-la por uma imagem do Anjo Guerreiro, Padroeiro da capital ucraniana.

Segundo consta, a devoção a São Miguel Arcanjo remonta à fundação da cidade de Kiev, por volta do ano 882. No século XVI, a heráldica retomou a imagem do Arcanjo como símbolo oficial do Principado de Kiev.

Além de ser representado na heráldica eslava e de ter um monumento em sua honra, a capital da Ucrânia conta entre seus edifícios mais importantes com a Catedral de São Miguel das Cúpulas Douradas, sede oficial da Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

Destruída em 1930 pelos soviéticos, a catedral foi reconstruída em 1991 por ocasião da independência do país. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas