Gaudium news > São José: guardião de Jesus, de Nossa Senhora e da Igreja

São José: guardião de Jesus, de Nossa Senhora e da Igreja

Na audiência geral, Francisco continuou com a catequese sobre o pai adotivo do Senhor.  

Redação (24/11/2021 14:44, Gaudium Press) Hoje, na audiência geral, na sala Paulo VI, o Papa continuou com o seu ciclo de catequese sobre São José, iniciado na quarta-feira passada.

O Papa mostrou que Jesus nos Evangelhos é indicado como “filho de José” (Lc 3,23; 4,22; Jo 1,45; 6,42) e “filho do carpinteiro” (Mt 13,55; Mc 6 , 3), portanto, os evangelistas Mateus e Lucas, dão espaço ao papel de José ao narrar a infância de Jesus:

“Ambos constituem uma ‘genealogia’, para demonstrar a historicidade de Jesus”, disse o Pontífice, acrescentando que os dois evangelistas “apresentam José não como um pai biológico, mas como propriamente o pai de Jesus”.

Por meio de José, “Jesus cumpre a história da aliança e da salvação entre Deus e o homem”. O Papa afirmou que para o apóstolo São Mateus “esta história começa com Abraão”, enquanto para Lucas começa “com a própria origem da humanidade”.

Segundo Francisco, a figura de José, embora sempre “discreta”, representa uma peça fundamental na história da salvação.

O homem discreto mas fundamental

Em São José contemplamos “o homem da presença diária, discreto e escondido, mas que, ao mesmo tempo, é intercessor, apoio e guia fundamental nos momentos de dificuldade”.

“Ele [São José] nos lembra que todos aqueles que estão aparentemente escondidos ou na ‘segunda linha’ têm um papel ímpar na história da salvação. O mundo precisa desses homens e dessas mulheres ”.

São José é o guardião de Jesus e de Maria, “e, por isso, é também o Guardião da Igreja, porque a Igreja é o prolongamento do Corpo de Cristo na história e, ao mesmo tempo, na maternidade da Igreja, espelha-se a maternidade de Maria.

José, continua protegendo a Igreja, continua protegendo o Menino e a sua Mãe, e também nós, amando a Igreja, continuamos a amar o Menino e a sua Mãe.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas