Gaudium news > São Brás: 10 fatos importantes de sua vida

São Brás: 10 fatos importantes de sua vida

No dia 3 de fevereiro a Santa Igreja comemora S. Brás, Bispo e Mártir, protetor contra os males da garganta.

São Brás Arautos

Redação (01/02/2021 12:45, Gaudium Press) 1. São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. Exerceu a profissão de médico.  Apesar de ser um bom médico decidiu aproximar-se mais de Deus e muitos se convertiam por seu apostolado.

2. Nessa busca interior São Brás procurou a solidão no Monte Argeu, para fazer penitência e oração. Pedia a Deus, que desse ao seu povo a alegria e o amor a Jesus Cristo e sua Igreja. Ao morrer o bispo de Sebaste o povo que conhecia sua fama de santidade foi busca-lo. Ele, então, depois de ser ordenado padre e em seguida bispo, tornou-se pastor daquele rebanho.

3. Quando das perseguições, sob o governo de Dioclecius (284-305) refugiou-se numa caverna onde cuidou  até de animais selvagens. Anos mais tarde foi encontrado e preso pelo governador Agrícola, da Capadócia na Baixa Armênia.

4. Quando descoberto pelos seus algozes, disse: “Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor”.

5. São Brás foi torturado, barbaramente, com ferros em brasa e, depois decapitado.

6. Recusou-se a prestar culto aos deuses falsos, e manteve sua fé dando o seu próprio sangue como prova de seu amor à Igreja. Morreu em 316.

7. Suas relíquias estão em Brusswick, Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial. Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.

8. Na missa em sua honra é costume, no dia 2 de fevereiro, abençoar as gargantas, sendo usadas velas que o sacerdote coloca, simbolicamente, no pescoço dos fiéis.

9. São utilizadas para lembrar o fato da mãe do menino curado por São Brás, ter levado a ele  velas na prisão. Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Brás e é muito venerado na França e Espanha.

10. Bênção de São Brás: Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (PJS)

Com informação:  Revista Arautos do Evangelho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas