Gaudium news > São Bernardo: impulsionador da Cavalaria

São Bernardo: impulsionador da Cavalaria

Por meio de Bernardo, a Virgem Maria fez soprar um vento possante sobre as brasas da combatividade medieval.

Sao bernardo

Redação (20/08/2022 15:13, Gaudium Press) São Bernardo de Claraval surge como uma figura fascinante, que se distinguiu em sua época por ter levado à máxima expressão a reforma cisterciense. Dr. Plinio assim o descreve:

“Eu o imagino plutôt alto, quase esguio; claro, com traços regulares e cabelo rigorosamente raspado; olhos firmes, transparentes e perfurantes, capazes, entretanto, de uma doçura inimaginável. Devia ser eloquente como uma chama de fogo saída da pureza nívea de seu corpo, revestido de uma túnica limpíssima. Uma aura de alvura prateada o cercava, ornando-o de respeitabilidade.

“São Bernardo era um homem que emitia o sobrenatural de mil modos; uma espécie de ‘flash’ contínuo para quem o conhecia. Varão todo feito de sobrenatural, Eu o imagino rezando com uma ênfase transpassada de afeto, mas com um quê de polêmica: ‘Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer…’”

Sao bernardo1O Abade de Claraval foi uma alma privilegiada pela graça, com a qual Nossa Senhora estabeleceu uma aliança de especial benquerença e confiança, como se visse nele um alter Christus a quem revelava os segredos de seu Imaculado Coração. O fato de receber as íntimas confidências da Rainha do Céu propiciou que o santo monge tivesse um convívio espiritual muito estreito com Ela, chegando a fazer o voto de amá-La sempre. Sua vida esteve animada por grandes anseios, em sua maioria coroados de fracassos colossais, permitidos pela Mãe de Misericórdia para mais assemelhá-lo a seu Divino Filho.

Teve ele um coração de águia, desejoso de voar nos largos horizontes da contemplação. Isso não o impediu, contudo, de impulsionar na terra instituições nobilíssimas como a Ordem dos Templários, à qual dedicou um de seus escritos: De laude novæ militiæ. Nele Nossa Senhora estabeleceu com o santo abade enaltece os monges-guerreiros por serem ministros de Deus “para a vingança dos maus e o louvor dos bons”.

Por meio de Bernardo, seu filho predileto, Maria espalhou pela Cristandade um renovado fervor em relação à sua mediação materna e fez soprar um vento possante sobre as brasas da combatividade medieval. Desse modo, a pugnacidade cristã mostrou sua face mais éclatante nas Ordens de Cavalaria, cuja benéfica influência nas Cruzadas está registrada nos anais da História.

Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Texto extraído do livro Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens, v. 3.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas