Gaudium news > Santuário São Francisco de Assis se torna a primeira Basílica de Brasília

Santuário São Francisco de Assis se torna a primeira Basílica de Brasília

A instalação da Basílica Menor está programada para ocorrer às 18h do dia 13 de maio, Festa de Nossa Senhora de Fátima.

Santuario Sao Francisco de Assis se torna a primeira Basilica de Brasilia

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Brasília.

Brasília – Distrito Federal (08/05/2023 16:45, Gaudium Press) O Santuário São Francisco de Assis será elevado ao status de Basílica menor, se tornando a primeira igreja de Brasília a receber esse título. Uma novena foi iniciada no dia 4 de maio e será concluída no dia 12. A instalação da Basílica Menor está programada para ocorrer às 18h do dia 13 de maio, Festa de Nossa Senhora de Fátima.

Solicitação atendida de forma rápida pela Santa Sé

Segundo o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, o pedido de elevação do Santuário foi feito no dia 14 de setembro de 2022, contando com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No dia 6 de dezembro do mesmo ano, o Santuário recebeu a permissão para ser elevado à Basílica menor através de um decreto assinado pelo Prefeito Cardeal Arturo Roche e pelo Secretário Vitório Francisco Viola, OFM.

A Paróquia São Francisco de Assis foi instituída pela Arquidiocese de Brasília no dia 25 de maio de 2003, sendo confiada aos cuidados dos Frades Menores Conventuais como Santuário São Francisco de Assis. Atualmente o Brasil possui cerca de 80 Basílicas menores.

Diferença entre Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas