Gaudium news > Santuário Nacional de Aparecida divulga programação de Quarta-feira de Cinzas

Santuário Nacional de Aparecida divulga programação de Quarta-feira de Cinzas

A imposição das cinzas ocorrerá em todas as Missas do dia. Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, o Santuário terá que se adaptar às exigências sanitárias.

Santuario Nacional de Aparecida divulga programacao de Quarta feira de Cinzas Foto Thiago Leon Santuario de Aparecida

São Paulo – Aparecida (16/02/2021 15:30, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida divulgou a programação da próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, na qual a Igreja Católica celebrará a Quarta-Feira de Cinzas e o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando se recorda a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A imposição das cinzas ocorrerá em todas as Missas do dia. A primeira celebração eucarística no Santuário Nacional de Aparecida será iniciada às 6h45. As Missas seguintes serão às 9h, 12h e 16h. Às 18h haverá uma última Missa, esta celebrada na Basílica Velha. As celebrações poderão ser acompanhadas através dos canais de Youtube e Facebook do Santuário e também pela TV Aparecida.

Santuario Nacional de Aparecida divulga programacao de Quarta feira de Cinzas Foto Thiago Leon Santuario de Aparecida 2

Significado das cinzas e das fórmulas ditas pelo sacerdote

As cinzas recordam aos católicos de sua origem e seu fim. Durante o rito deste dia, ao impor as cinzas sobre a cabeça do fiel, o sacerdote diz uma dessas duas fórmulas: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, ou “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás”.

A primeira expressão, retirada do Evangelho de São Marcos 1, 15, refere-se ao início da pregação de Jesus e recorda que a vida cristã é iniciada com a conversão. A segunda expressão é inspirada no livro do Gênesis 3, 19 e ressalta a situação de fragilidade humana.

Através deste sinal, se propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

Santuario Nacional de Aparecida divulga programacao de Quarta feira de Cinzas

Imposição das cinzas em tempos de pandemia

Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, o Santuário terá que se adaptar às exigências sanitárias. Seguindo as orientações da Santa Sé, antes de colocar as cinzas na cabeça dos fiéis, os sacerdotes deverão higienizar as mãos e utilizar máscara de proteção.

Diferentemente dos anos anteriores, nada será dito durante a distribuição das cinzas. O sacerdote escolherá uma das fórmulas acima mencionadas e dirá uma única vez, ainda no altar. (EPC)

Fotos: Thiago Leon / Santuário de Aparecida

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas