Gaudium news > Santuário do Cristo Redentor ganhará Via Sacra

Santuário do Cristo Redentor ganhará Via Sacra

A conclusão da instalação da Via Sacra, que faz parte das ações para comemorar os 90 anos do monumento, está prevista para o final deste ano de 2021.

Rio de Janeiro (11/05/2021 10:43, Gaudium Press) Em cerimônia realizada aos pés do Cristo Redentor, a Arquidiocese do Rio de Janeiro assinou um acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção de uma Via Sacra que conduzirá até o Santuário Cristo Redentor.

Uma comitiva do Iphan realizou, no início deste mês, uma prospecção para definir o percurso que integrará a Via Sacra. Desde a assinatura do contrato, que ocorreu em fevereiro deste ano, estão sendo estudadas as trilhas e sinalizações que farão parte do caminho. A conclusão da instalação da Via Sacra está prevista para o final deste ano de 2021.

Origem da Via Sacra

A Via Sacra é uma prática devocional religiosa na qual os fiéis recordam o percurso feito por Nosso Senhor Jesus Cristo em sua caminhada até o Monte Calvário. A origem desse exercício espiritual remonta aos tempos das Cruzadas, quando os fiéis que na Terra Santa percorriam os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações da Via Sacra foi sendo definido paulatinamente, até chegar às quatorze estações, no século XVI. O Papa São João Paulo II, que acrescentou os mistérios luminosos no Santo Rosário, sugeriu que fosse acrescentada uma décima-quinta estação na Via Sacra que recordasse a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

A imagem do Cristo Redentor possui 30 metros de altura e se apoia em um pedestal octogonal de oito metros que se encontra no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca.

No ano de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2008 o Iphan tombou o monumento com a inscrição no Livro do Tombo Histórico. Já em 2012 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas