Gaudium news > Santuário de Lourdes vai retirar os mosaicos do Padre Rupnik?

Santuário de Lourdes vai retirar os mosaicos do Padre Rupnik?

Este sacerdote-artista foi sancionado canonicamente por abuso espiritual e sexual, inclusive de religiosas.

1073px Entree basilique du Rosaire

Redação (31/03/2023 10:33, Gaudium Press) O Conselho do Santuário de Lourdes realizou uma reunião no dia 27 de março passado; e uma das pautas debatidas foi o destino dos mosaicos feitos por Marko Rupnik que aparecem na fachada da Basílica, no centro do santuário. Este sacerdote-artista foi sancionado canonicamente por abuso espiritual e sexual, inclusive de religiosas.

Dom Jean-Marc Micas, bispo de Tarbes e Lourdes, que participou da reunião, concedeu uma entrevista à revista francesa La Vie, destacando que os responsáveis pelo santuário estão recebendo questionamentos de vítimas de violência sexual de diversos países que estão “esperando um gesto”. Para elas, é muito difícil ver a obra de um sacerdote acusado de abuso em um local sagrado onde muitos recorrem à Imaculada Conceição em busca de conforto e cura. “Neste contexto, deparar-se com uma obra de Rupnik é uma agressão adicional”.

Dom Jean-Marc Micas indicou que ainda não foi tomada nenhuma decisão e que será constituído um “grupo de reflexão” sobre o tema, integrado por psiquiatras, psicólogos, vítimas de abusos, sacerdotes e bispos. O prelado alertou que as discussões podem englobar “toda a arte sacra”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas