Gaudium news > Santuário de Fátima transmitirá Via Sacra durante todas as sextas-feiras da Quaresma

Santuário de Fátima transmitirá Via Sacra durante todas as sextas-feiras da Quaresma

Desde o dia 14 de janeiro deste ano, o Santuário português mantém uma programação diária de transmissões que deverá ser mantida até o fim do confinamento imposto pelo Estado de Emergência no país.

Santuario de Fatima

Portugal – Fátima (17/02/2021 15:30, Gaudium Press) O Santuário de Fátima em Portugal promoverá, durante todas as sextas-feiras da Quaresma, a celebração de uma Via Sacra, que será transmitida às 16h (horário local) em sua página na internet (www.fatima.pt).

As transmissões da Via-Sacra já foram iniciadas nesta Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma. A celebração penitencial ocorreu logo após a Santa Missa das 15h.

Via sacra santuario de Fatima

Transmissões de Missas e Terços

Desde o dia 14 de janeiro deste ano, o Santuário português mantém uma programação diária de transmissões que deverá ser mantida até o fim do confinamento imposto pelo Estado de Emergência no país.

Diariamente são transmitidas três Santas Missas (às 11h, 12h30 e 15h00) e dois momentos de recitação do Santo Terço (às 18h30 e 21h30). Ambas celebrações ocorrem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

13 de agosto, quando se aniversaria a quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima, o cardeal de Leiria-Fátima saudou peregrinos que regressaram ao Santuário para “uma bela peregrinação” dedicada aos migrantes.

Mensagem pela Quaresma

Através de uma mensagem dirigida aos cristãos nesta Quaresma, o Cardeal Antônio Marto explica que “este ano viveremos a Quaresma no contexto da terceira vaga da pandemia mais complicada e cheia de incerteza. Gerou-se um ambiente onde se respira cansaço, perplexidade, desconcerto, esgotamento face às feridas pessoais e familiares e aos efeitos econômicos e sociais que a crise pandêmica deixa atrás de si”.

Intitulada ‘A cultura do cuidado recíproco, caminho de conversão’, a mensagem ressalta os efeitos dos sucessivos confinamentos também na vida das comunidades católicas, por conta da ausência de celebrações públicas e adiamento de atividades pastorais comunitárias e propõe a recuperação de uma “cultura do cuidado”. “Ao vírus do individualismo e da indiferença aplica-se a medicina do cuidado recíproco. Devemos ter presente que cuidar não se limita a prestar cuidados indispensáveis”, adverte.

Via sacra

O tempo litúrgico da Quaresma

Na Quarta-feira de Cinzas é iniciado o tempo litúrgico da Quaresma, período de 40 dias nos quais os fiéis são convidados a jejuar, rezar e fazer caridade em preparação para a celebração da Páscoa da Ressurreição, que este ano será celebrada no dia 4 de abril.

A Quaresma, Semana Santa e Tríduo Pascal de 2020 foram vividos no Santuário de Fátima sem assembleia, por conta da pandemia de Covid-19. Todas estas celebrações foram transmitidas através dos meios de comunicação católicos do país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas