Gaudium news > Santuário de Fátima promove simpósio para refletir sobre a Santidade

Santuário de Fátima promove simpósio para refletir sobre a Santidade

“As alterações que o mundo conheceu levarão os oradores a falarem da Santidade no específico contexto em que ela se propõe e vive, no ‘hoje’”, diz um dos organizadores do evento.

Santuario de Fatima promove simposio para refletir sobre a Santidade

Fátima – Portugal (23/04/2021 11:30, Gaudium Press) O Santuário de Fátima, em Portugal, realizará, entre os dias 18 e 20 de junho, um Simpósio Teológico-Pastoral intitulado “Fátima, hoje: pensar a Santidade”.

Reflexão sobre a santidade

A proposta da iniciativa é, a partir do exemplo dos primeiros dois santos de Fátima, levar adiante a reflexão sobre a santidade, que é a identidade e o desejo de uma comunidade cristã e que constitui a sua principal marca ao longo de mais de dois mil anos.

santidade

Segundo o presidente da Comissão Científica e Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte, faz sentido pensar na santidade em Fátima hoje “pela experiência que o acontecimento e a história da Cova da Iria propõe à humanidade que, século XX afora, olha para si própria na complexa teia do que é ser humanidade”.

Convidados para o Simpósio em Fátima

Dentre os nomes confirmados para este encontro destacam-se: o Cardeal Luis Antonio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; e Dom José Ornelas Carvalho, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Santos reino de deus

Além deles, também foram convidados Crispino Valenziano, do Pontifício Colégio de Santo Anselmo; Jerónimo Trigo, teólogo moralista da Universidade Católica; Teresa Messias, da mesma Universidade; e Fabien Revol, da Universidade Católica de Lyon.

A relação dos pesquisadores com os peregrinos de Fátima

Segundo comunicado divulgado pela organização do Simpósio, “uma das grandes preocupações do Santuário de Fátima tem sido levar teólogos e outros pesquisadores a olharem para Fátima, a partir das fontes primevas respeitantes a este lugar, mas também a partir da sua história centenária, das práticas rituais e espirituais que este lugar inspira”.

O Santuário circunscreveu os focos das infecções: Todos as pessoas que testaram positivo não tem contato com os peregrinos.

“Aquilo que vivem e sentem os milhares de peregrinos de Fátima interessa aos estudiosos e o que os estudiosos refletem interessa aos peregrinos. Esta dialética, mesmo que à primeira vista pareça não ser evidente, tem sido muito desenvolvida por estes simpósios”, ressalta.

Temática do simpósio foi inspirada no centenário da morte de Santa Jacinta Marto

O tema do simpósio teve como inspiração a celebração dos cem anos da morte de Santa Jacinta Marto, que ocorreu no ano passado. Os organizadores mantiveram a estruturação do evento por não ter tido condições de executá-lo em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

Santa Jacinta Uma intercessora contra as pandemias

Segundo Marco Daniel Duarte, “as alterações que o mundo conheceu levarão os oradores a falarem da Santidade – tema geral do simpósio – no específico contexto em que ela se propõe e vive, no “hoje” – palavra que faz parte do título do Simpósio – que estamos a viver”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas