Santuário de Fátima celebrará sua padroeira sem a presença física de fiéis
É com muita dor e tristeza de alma e coração, que o Santuário de Fátima celebrará a Grande Peregrinação Internacional Aniversária de maio sem a presença física de peregrinos.
Portugal – Fátima (Segunda-feira, 13-04-2020, Gaudium Press) O Bispo da Diocese de Fátima, Portugal, Cardeal António Augusto dos Santos Marto, anunciou “com dor e tristeza”, que neste ano de 2020, a tradicional peregrinação ao Santuário de Fátima será realizada sem a presença de fiéis.
Decisão tomada por conta da pandemia de coronavírus
O anúncio da decisão, tomada dentro do contexto emergencial da pandemia causada pelo coronavírus, foi feito através de uma vídeo mensagem publicada no website oficial do Santuário.
(Leia também: Fátima: Santuário acolheu 6,3 milhões de peregrinos em 2019)
“É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade que neste momento comunico que o Santuário de Fátima celebrará a Grande Peregrinação Internacional Aniversária de maio sem peregrinos fisicamente presentes, sem a presença física de peregrinos, como tem sido habitual”, ressaltou.
Ato de responsabilidade pastoral
O Cardeal enfatizou que “suspender esta peregrinação de maio nos moldes habituais é um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de Fé, que comunico com o coração em lágrimas, porque sei da importância deste momento, em particular para tantos milhares de peregrinos que aqui vêm em busca de um alimento, de conforto e de paz para o ano inteiro”.
O purpurado pediu a compreensão dos mais de 180 grupos de peregrinos que já haviam se inscrito este ano para o evento religioso, que costuma atrair centenas de milhares de devotos no dia 13 de maio.
“Peço a todos que compreendam que, em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar. Não podemos correr riscos! Não podíamos de modo algum permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”.
(Leia também: Os três pastorinhos de Fátima)
Em nossas casas viveremos o espírito da peregrinação
O Bispo de Leiria-Fátima destaca que “mesmo estando em nossas casas, viveremos neste momento o espírito da peregrinação. O Santuário estará vazio, mas não deserto. Ainda que fisicamente separados, estaremos todos aqui espiritualmente, unidos como Igreja com Maria, intensamente, com o coração cheio de Fé”.
Concluindo sua mensagem, o Cardeal exortou aos devotos de Nossa Senhora de Fátima a viverem este momento difícil em oração “por nós, pelas vítimas diretas e indiretas da pandemia, pelos trabalhadores da saúde, pelos mortos e por seus familiares enlutados e pelos nossos políticos, para que saibam como tomar as melhores decisões”. (EPC)
Deixe seu comentário