Gaudium news > Santuário de Fátima celebrará festa da padroeira sem a presença de fiéis

Santuário de Fátima celebrará festa da padroeira sem a presença de fiéis

Diante do impedimento de ir ao Santuário de Fátima, o Padre Cabecinhas exortou os fiéis para que realizem uma peregrinação de corações.

Santuário de Fátima celebrará festa da padroeira sem a presença de fiéis

Portugal – Fátima (12/05/2020 14:00, Gaudium Press) Apesar de Portugal ser um dos países que mais conteve o Covid-19, o Santuário de Fátima celebrará, pela primeira vez em sua história, a festa da padroeira sem a presença física de fiéis.

Esta será a primeira viagem da imagem peregrina de Fátima a este país da América Central, onde permanecerá durante um tempo para depois retornar ao Santuário.

Isto ocorrerá seguindo as disposições impostas pelo governo local, que no plano de desconfinamento iniciado há alguns dias indica que as cerimônias religiosas só poderão ser iniciadas a partir dos dias 30 e 31 de maio.

Um momento doloroso

O Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, em mensagem dirigida aos peregrinos, declarou que “este é um momento doloroso. O Santuário existe para acolher os peregrinos e não poder fazer isso é motivo de grande tristeza; mas esta decisão também é um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo sua saúde e bem-estar. Tomar esta decisão dolorosa agora significa tentar criar condições para que possamos retomar as peregrinações a este lugar o mais rápido possível”, acrescentou.

Peregrinação de corações

Diante do impedimento de ir ao Santuário na festa de Nossa Senhora de Fátima, o Padre Cabecinhas exortou para que seja realizada uma peregrinação de corações. “Em maio, pedimos que não venham nos dias 12 e 13 de maio, mas façam essa peregrinação através do coração e sigam a transmissão das comemorações através dos meios de comunicação, da Internet e das redes sociais”.

 

Peregrinação de corações

À este respeito, o reitor acrescentou que apesar de não poder contar com a presença física dos fiéis, gostaria de contar com eles. “Porque não é só uma peregrinação com os pés, mas também com o coração”.

Para viver a festa, o Santuário de Fátima preparou uma peregrinação virtual por etapas, que começou no dia 4 de maio e terminará no dia 13, não por um caminho físico, mas através de um caminho interior. A iniciativa é chamada #PeregrinoPeloCoração.

Procissão de velas

Dentro desta peregrinação, também se convidou a colocar todos os dias, até a noite de 12 de maio, uma vela nas janelas, para evocar a tradicional procissão de velas que ocorre no Santuário. “Que a cada dia, cada um tenha um momento de reflexão e oração (…) e que todas as noites se acenda uma vela na janela, até a procissão de velas no dia 12. Assim faremos uma procissão de velas, distribuída por todos os lugares onde vivem e se encontram”, afirmou o Padre Cabecinhas.

Procissão de velas santuário de fátima

O Reitor do Santuário de Fátima convidou os peregrinos para que rezem “à Senhora do Coração Imaculado, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pedindo também a intercessão dos Santos Pastorinhos, para que possamos voltar a nos reunir, em breve, para celebrarmos com alegria a nossa Fé e para rezarmos juntos, neste Santuário, por nós e pela humanidade inteira”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas