Gaudium news > Santuário de Aparecida inaugura exposição sobre as invocações de Nossa Senhora

Santuário de Aparecida inaugura exposição sobre as invocações de Nossa Senhora

Intitulada ‘Maria, Senhora de tantos nomes, Mãe de todos os povos’, a mostra é composta pelo rico conjunto de imagens presentes no acervo da Academia Marial de Aparecida.

Santuario de Aparecida inaugura exposicao sobre as invocacoes de Nossa Senhora

São Paulo – Aparecida (06/05/2021 15:51, Gaudium Press) A Basílica Santuário de Nossa Senhora Aparecida inaugurou uma exposição, com entrada gratuita, inspirada nas reflexões apresentadas por pesquisadores e estudiosos sobre os diversos títulos da Mãe de Deus.

Nossa Senhora de Nazare

Intitulada ‘Maria, Senhora de tantos nomes, Mãe de todos os povos’, a mostra é composta pelo rico conjunto de imagens escultóricas presentes no acervo da Academia Marial de Aparecida e tem por objetivo apresentar alguns dos mais diversos títulos de Maria Santíssima.

Os títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora possui inúmeras invocações cheias de afetividade. Esses nomes e títulos têm relação direta com o papel de Maria na História da Salvação. Estes títulos marianos são constantemente estudados, reconhecidos e atualizados.

Nossa Senhora do Bonsucesso

A devoção popular faz com que diariamente surjam novas formas de chamar, representar e glorificar a Santa Mãe de Deus, de tal forma que estima-se que atualmente existe por volta de 3 mil títulos marianos entre aqueles que já foram ou que ainda estão em processo de reconhecimento pela Igreja Católica.

Organização da exposição ‘Maria, Senhora de tantos nomes, Mãe de todos os povos’

Nossa senhora da medalha

A exposição é dividida a partir da: Devoção Litúrgica, invocações criadas pela Igreja, relacionadas às comemorações litúrgicas, baseadas nos quatro Dogmas Marianos e na Palavra; Devoção histórica, invocações surgidas ao longo da história do Cristianismo, referindo-se geralmente aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado; e Devoção Popular, invocações surgidas da devoção popular, conforme as práticas devocionais, as necessidades, anseios, valores e atributos de Nossa Senhora.

Dentre os títulos marianos litúrgicos em exposição estão os seguintes: Nossa Senhora Conceição Aparecida, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Caná, Nossa Senhora Piedade e da Imaculada Conceição.

Nossa Senhora do Amor Divino

Já entre os títulos marianos históricos estão os de: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Akita, Nossa Senhora Virgem de Caacupê, Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, Nossa Senhora de Altötting, Nossa Senhora Divina Pastora e Nossa Senhora do Amor Divino.

Nossa Senhora Divina Pastora

E entre os títulos marianos populares expostos estão os de: Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora do Café, Nossa Senhora Mãe do Nordeste, Nossa Senhora da Escada, Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, Nossa Senhora do Bonsucesso, Nossa Senhora do Japão e Nossa Senhora Aparecida (feita em jacarandá africano). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas