Gaudium news > Santuário de Aparecida divulga tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021

Santuário de Aparecida divulga tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021

‘Com Maria, somos povo de Deus unido pela aliança!’ foi o tema escolhido para a Novena e Festa da Padroeira de 2021 que será celebrada entre os dias 3 a 12 de outubro.

Santuario de Aparecida divulga tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021 Foto A12 Thiago Leon

São Paulo – Aparecida (15/01/2021 14:30, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida divulgou o tema da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano de 2021: ‘Com Maria, somos povo de Deus unido pela aliança!’.

O reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, explica os dois termos fundamentais contidos no tema deste ano: “somos povo de Deus” e “unido pela aliança”.

Povo de Deus unido pela aliança

“Nós que somos Igreja, que fazemos parte da Igreja, nos entendemos como povo, como família de Deus”, diz o sacerdote, que explica ainda que, a ideia de povo de Deus é uma categoria eclesiológica construída a partir do Concílio Vaticano II.

Santuário de Aparecida 1

Ao tratar sobre a Aliança, o sacerdote ressalta que ela está associada ao Êxodo, quando o povo sai do Egito, pela força de Deus e pela liderança de Moisés. “O objetivo do povo não era o êxodo propriamente. O objetivo do povo e o objetivo de Deus era a aliança, o encontro de amor”.

Foco especial na Família

De acordo com o reitor do Santuário, este ano os temas de cada dia de preparação para a Festa tratarão de assuntos como a defesa da vida, a figura de São José (em referência ao ano que o papa Francisco convocou), a ecologia, a eucaristia, a ideia de ser povo de Deus e ser Igreja doméstica.

O tema deste ano tem o propósito de focar de forma especial na família. Isso ocorre pois os organizadores acreditam que até a festa da padroeira ainda estaremos vivendo os limites impostos pela pandemia de Covid-19. “Maria presente na nossa família, quer ser sempre a certeza de que, com esperança e confiança, a gente vai superando as dificuldades”, destacou o Padre Eduardo.

Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil 3

Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida 2021

Entre os dias 3 a 12 de outubro será celebrada a Novena e Festa da Padroeira de 2021. Como preparação para este momento, os devotos são convidados a, no dia 12 de cada mês, rezar pedindo a intercessão da Mãe de Deus.

“A Festa de Nossa Senhora é em outubro, mas a Festa a Nossa Senhora deve ser sempre todos os dias e o dia 12 representa isso, a presença de Deus no cotidiano, no dia a dia da nossa vida”, concluiu o reitor de Aparecida. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas