Gaudium news > Santuário da Padroeira de Minas celebra criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural

Santuário da Padroeira de Minas celebra criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural

A proposta de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foi apresentada pelos evangelizadores que cuidam do Santuário há mais de 250 anos.

A proposta de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foi apresentada pelos evangelizadores que cuidam do Santuário há mais de 250 anos. Redação (29/01/2021, Gaudium Press) Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou na que o Conselho de Política Ambiental, do Estado de Minas Gerais (Copam) e a Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB), aprovaram, por unanimidade, a criação de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), na Serra da Piedade. Segundo informa a Arquidiocese belo-horizontina, o território compreende áreas do Santuário Basílica da Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade e do Recanto Monsenhor Domingos da Congregação das Irmãs Auxiliares da Piedade. O projeto das RPPNs foi apresentado ao governo pelos evangelizadores do Santuário, cuidadores da Serra há mais de 250 anos O projeto conjunto de criação das RPPNs foi elaborado com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional e Integrado (ADERI), da Arquidiocese de Belo Horizonte –que reúne em seu quadro importantes especialistas, professores e técnicos– e apresentado ao governo do Estado de Minas Gerais, no ano de 2020, pelos evangelizadores do Santuário Basílica da Padroeira de Minas que são os cuidadores da Serra da Piedade há mais de 250 anos. O site arquidiocesano afirma que a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), é mais uma importante iniciativa na conservação da Serra da Piedade, com destaque para a sua biodiversidade e suas nascentes de água. Para a Arquidiocese o fato é importante também para as áreas protegidas da região, o que representa, mais uma vez, a contribuição que a Arquidiocese de Belo Horizonte tem dado historicamente para a conservação do patrimônio cultural e ambiental de Minas Gerais. Como se sabe, afirma a Assessoria de Comunicação, a proposta de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural apresentada pelos evangelizadores do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é antes de tudo um ato de amor e senso de coletividade, pois o proprietário disponibiliza para toda a sociedade um "terreno", que seria somente de sua utilização, em comum utilização para todos, com o único propósito: a manutenção das áreas naturais na região da Serra da Piedade para a preservação da biodiversidade. (JSG)

Redação (29/01/2021, 18:15, Gaudium Press) Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou na que o Conselho de Política Ambiental, do Estado de Minas Gerais (Copam) e a  Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB), aprovaram, por unanimidade, a criação de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), na Serra da Piedade.

Segundo informa a Arquidiocese belo-horizontina, o território compreende áreas do Santuário Basílica da Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade e do Recanto Monsenhor Domingos da Congregação das Irmãs Auxiliares da Piedade.

O projeto das RPPNs foi apresentado ao governo pelos evangelizadores do Santuário, cuidadores da Serra há mais de 250 anos

O projeto conjunto de criação das RPPNs foi elaborado com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional e Integrado  (ADERI), da Arquidiocese de Belo Horizonte –que reúne em seu quadro importantes  especialistas, professores e técnicos– e apresentado ao governo do Estado de Minas Gerais,  no ano de 2020, pelos  evangelizadores  do Santuário Basílica da Padroeira de Minas que são os cuidadores da Serra da Piedade há mais de 250 anos.

O site arquidiocesano afirma que a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), é mais uma importante iniciativa na conservação da Serra da Piedade, com destaque para a sua biodiversidade e suas nascentes de água.

Para a Arquidiocese o fato é importante também para as áreas protegidas da região, o que representa, mais uma vez, a contribuição que a Arquidiocese de Belo Horizonte tem dado historicamente para a conservação do patrimônio cultural e ambiental de Minas Gerais.

Como se sabe, afirma a Assessoria de Comunicação, a proposta de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural apresentada pelos evangelizadores do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é antes de tudo um ato de amor e senso de coletividade, pois o proprietário disponibiliza para toda a sociedade um “terreno”, que seria somente de sua utilização, em comum utilização para todos, com o único propósito: a manutenção das áreas naturais na região da Serra da Piedade para a preservação da biodiversidade. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas