Gaudium news > Santo Irineu de Lyon será proclamado Doutor da Igreja

Santo Irineu de Lyon será proclamado Doutor da Igreja

O Papa emérito Bento XVI chamou Santo Irineu de Lyon de pastor e campeão na luta contra as heresias.

Santo Irineu de Lyon

Redação (07/10/2021 16:49, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro, durante o seu discurso aos membros do Grupo de Trabalho Misto Ortodoxo-Católico ‘Santo Irineu’, o Papa Francisco anunciou que proclamará Santo Irineu de Lyon como Doutor da Igreja com o título de Doctor unitatis (Doutor da Unidade).

Destacando a importância primária da figura de Santo Irineu na história da Igreja como “uma grande ponte espiritual e teológica entre os cristãos orientais e ocidentais”, o Pontífice recordou que o nome Irineu, tem raiz na palavra grega Ειρηναίος (Eirenaios), que significa pacífico, pacificador, seráfico.

Santo Irineu de Lyon

Irineu nasceu em Esmirna, chegando à Gália no ano de 177, discípulo de Policarpo, então indiretamente do apóstolo João, ele foi o primeiro teólogo cristão a tentar elaborar uma síntese global do cristianismo primitivo. Tinha o grego por idioma, porém teve que aprender outras línguas para evangelizar os celtas e os germânicos.

Este Santo viveu em um período de dura perseguição e num período histórico marcado por dois grandes eventos culturais: o surgimento do gnosticismo no âmbito cristão; e a difusão no mundo pagão do neoplatonismo. Por conta disso, atacou os erros contidos no gnosticismo. Das suas obras escritas permanecem os seguintes títulos: “Contra as heresias” e a “Exposição da Pregação Apostólica”, definido também o mais antigo catecismo de doutrina cristã. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas