Gaudium news > “Santidade”: tema proposto pela Infância Missionária para Uganda

“Santidade”: tema proposto pela Infância Missionária para Uganda

O tema da Santidade convida as crianças a saber que podem ser santas, mesmo com seus pequenos recursos. 

 O tema da Santidade convida as crianças a saber que podem ser santas, mesmo com seus pequenos recursos.

Redação (23/07/2020 13:11, Gaudium Press) O tema da Santidade, foi escolhido pela Infância Missionária para ser desenvolvido durante este ano em Uganda. A temática “convida as crianças a saber que podem ser santas mesmo com os poucos meios que têm”, informou a professora Dorothy Atuhaire Ssonko, catequista.

A Infância Missionária faz parte das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e desenvolve seu apostolado em diferentes terras de missão.

Crianças missionárias, evangelizadoras de outras crianças

Por ocasião do Dia da Infância Missionária, celebrado dias atrás, a professora Dorothy, que é voluntária e dá aulas na Escola dominical da Basílica Menor dos Mártires de Uganda, em Namugongo, disse à agência missionária Fides que “Jesus ama as crianças e, como Ele, também elas devem compartilhar esse amor com seus companheiros e suas famílias”.
A professora ainda indicou qual o desejo que tem a Infância Missionária ao lançar este tema para a evangelização das crianças:

“Gostaríamos que as crianças soubessem que elas pertencem à Igreja, que têm a missão de evangelizar seus companheiros, que por sua vez evangelizam as famílias”.

As crianças podem ser santas, mesmo com poucos recursos

“O tema da Santidade, escolhido para este ano, convida as crianças a saber que podem ser santas mesmo com seus pequenos meios. ”

Na liturgia dominical, os pequenos ugandenses são exortados e convidados a ser pregadores da Palavra de Deus a seus coetâneos.
Também, eles foram estimulados a rezar por seus companheiros do mundo inteiro, a compartilhar com outras crianças e com seus pais o que aprenderam, lhes ser recomendado realizar atos de amor a Deus, a praticar a caridade em favor das crianças necessitadas, particularmente as de sua localidade.
Este ano, a pandemia do coronavírus não permitiu que as crianças se reunissem, mas, de acordo com a professora Dorothy, elas rezaram o Terço virtualmente todos os sábados, desde o início do isolamento social.

A única coisa que nos une durante a Pandemia é a oração

Por seu lado, o padre Pontian Kaweesa, missionário da Congregação para a Evangelização dos Povos e diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Uganda, afirmou para a Fides que “A pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento de igrejas em Uganda, não destruiu a Igreja, mas está nos ensinando que a única coisa que nos une é a oração”.

Padre Kaweesa ainda afirmou: “Devemos rezar e pedir a Deus que nos ajude nestes tempos difíceis, que ajude os médicos e as enfermeiros que cuidam dos doentes e também que ajude os cientistas a encontrar uma vacina que possa nos livrar do coronavírus.”

As Pontifícias Obras Missionárias e o Dia da Infância Missionária

Padre Kaweesa também explicou que a Igreja católica tem quatro Pontifícias Obras Missionárias para a evangelização e a difusão da Boa Nova de Jesus Cristo no mundo, e expressou os valores de referência de cada uma delas.

Cada país celebra o Dia da Infância Missionária num dia estabelecido localmente. Em Uganda, é celebrado no segundo domingo de julho de cada ano. (JSG)

(Com informações Fides. Foto Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas