Gaudium news > Santa Teresinha do Menino Jesus será homenageada pela Unesco

Santa Teresinha do Menino Jesus será homenageada pela Unesco

Nomeada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997, Santa Teresinha de Lisieux goza de influência mundial.

Santa Teresinha do Menino Jesus

França – Paris (08/12/2021 14:42, Gaudium Press) A cada dois anos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) homenageia uma personalidade que tenha se destacado no mundo promovendo os valores humanos a serviço da paz.

Para o próximo biênio (2022-2023) a figura escolhida foi Santa Teresinha do Menino Jesus, cujo aniversário de 150 anos será celebrado em 2023. A proposta foi feita pelo Santuário de Lisieux, na França. Paris também havia proposto a figura de Gustave Eiffel.

Lisieux é o segundo principal local de peregrinação na França

“Teresa de Lisieux é uma freira que morreu aos 24 anos, conhecida principalmente por suas publicações póstumas, incluindo ‘História de uma Alma’. Esta celebração ajudará a dar maior visibilidade e justiça às mulheres que, por meio de suas ações, promoveram os valores da paz”, diz a apresentação feita em março passado ao Comitê Executivo da Unesco.

A organização ressalta ainda que “dada a fama de Teresa de Lisieux na comunidade católica (sendo a cidade de Lisieux o segundo principal local de peregrinação na França, atrás apenas de Lourdes), a celebração do seu aniversário pode ser uma oportunidade para destacar o papel das mulheres nas religiões o combate à pobreza e a promoção da inclusão, em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Santa Teresinha

Santa Teresinha contribuiu para a promoção dos valores universais

“O reconhecimento pela Unesco de Teresa de Lisieux sob uma proposta da França abre novas perspectivas para a difusão de sua mensagem de vida, paz e amor às ‘ilhas mais remotas’ como Teresa de Lisieux se expressava, até as ‘periferias’, segundo a expressão do Papa Francisco”, comemora o Padre Olivier Ruffray, reitor do santuário de Lisieux.

“Conhecida em todo o mundo graças às suas obras e ao seu testemunho, Teresa contribuiu para a promoção dos valores universais. Pela qualidade e profundidade de sua vida, ela falou uma linguagem que transcende fronteiras, a do Amor”, enfatiza o Padre Thierry Hénault-Morel, reitor do santuário Louis e Zélie Martin em Alençon.

Influência mundial de Santa Teresinha de Lisieux

Nomeada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997, Santa Teresinha de Lisieux goza de influência mundial. Mais de 120 iniciativas religiosas e culturais em todo o mundo foram organizadas desde aquela data. Sua principal obra, ‘História de uma Alma’, foi traduzida em 80 países.

O alcance universal da sua mensagem de paz ficou ilustrado, em particular, pelas peregrinações das suas relíquias que tiveram um impacto histórico em alguns países, como nas Filipinas em 2000, onde a pedido das autoridades prisionais, a mensagem de Teresa foi difundida no corredor da morte. Nenhuma outra execução ocorreu após este evento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas