Gaudium news > Santa Teresa de Calcutá é inscrita no Calendário Romano Geral

Santa Teresa de Calcutá é inscrita no Calendário Romano Geral

A memória facultativa da fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade será celebrada no dia 5 de setembro, data de sua morte, ocorrida em 1997.

Santa Teresa de Calcuta e inscrita no Calendario Romano Geral

Cidade do Vaticano (11/02/2025 12:16, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 11, o Papa Francisco determinou, através de um decreto, que o nome de Santa Teresa de Calcutá seja inscrito no Calendário Romano Geral e que a sua memória facultativa seja celebrada em 5 de setembro, dia da sua morte, ocorrida em 1997.

Influência da espiritualidade de Santa Teresa de Calcutá

Publicado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o documento ressalta a influência da espiritualidade de Santa Teresa de Calcutá ao redor do mundo destacando que seu nome “continua a brilhar como uma fonte de esperança para muitos homens e mulheres que buscam consolo em meio às tribulações do corpo e do espírito”.

“O Sumo Pontífice Francisco, acolhendo as solicitações e os desejos dos Pastores, das religiosas e dos religiosos, bem como das associações de fiéis, considerando a influência exercida pela espiritualidade de Santa Teresa de Calcutá nas diversas regiões do mundo, decretou que o nome de Santa Teresa de Calcutá, virgem, seja inscrito no Calendário Romano Geral” e que a sua memória facultativa seja, de fato, “celebrada por todos no dia 5 de setembro”, diz um trecho do documento.

O que é o Calendário Romano Geral?

O decreto é concluído acrescentando que “esta nova memória deverá ser inserida em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Os textos litúrgicos a adotar, em anexo ao presente decreto, devem ser traduzidos, aprovados e, depois da confirmação deste Dicastério, publicados sob a autoridade da Conferência Episcopal”.

O Calendário Romano Geral é onde estão inseridas as datas nas quais a liturgia católica celebra as festas dos seus Santos. Com essa nova atualização, a memória de Santa Teresa de Calcutá aparecerá no dia 5 de setembro em todos os calendários e textos litúrgicos da Igreja com orações e leituras específicas para serem usadas na Missa e na Liturgia das Horas.

Breve história de Santa Teresa de Calcutá

Nascida no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, na antiga Iugoslávia, Madre Teresa iniciou sua missão em Calcutá em 1929, após deixar as Irmãs de Loreto. No ano de 1950, fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, que atualmente conta com mais de seis mil Irmãs em todo o mundo, atuando em 130 países, começando pelos mais pobres e subdesenvolvidos.

No ano de 1979, a religiosa recebeu o Prêmio Nobel da Paz, cuja renda ela pediu que fosse doada aos pobres da Índia. Ela morreu em 1997 em Calcutá. São João Paulo II, com quem ela tinha uma amizade fraterna, colocou-a no álbum dos bem-aventurados em 19 de outubro de 2003. Ela foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 4 de setembro de 2016. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas